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Categories: Marketing
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Course Overview

Ementa

Introdução
ao Marketing. Ambiente de marketing. Análise de mercados. Canais de
Distribuição. Comportamento do consumidor. Conceito de marketing. CRM e banco
de dados. Dimensionamento de Mercados. Endomarketing. Escopo de aplicação do
Marketing. Ética no marketing. Ferramentas do composto promocional. Importações
e Exportações. Inovação. Marketing de Guerrilha. Marketing de serviços.
Marketing de serviços II. Marketing Digital. Marketing e responsabilidade
social. Marketing integrado e modelos de negócio. Marketing Internacional.
Marketing nas Redes Sociais. Marketing Pessoal. Marketing Político.
Microeconomia aplicada ao marketing. O Comércio Eletrônico. Perfil do profissional
de marketing. Preço. Produto. Promoção. Segmentação e posicionamento. Venda
Pessoal e gestão das vendas.

Objetivos

·        
Construir a linha do tempo do marketing; Identificar o
surgimento do marketing na sociedade; Relacionar os elementos produção, venda e
clientes dentro do ambiente de marketing.

·        
Contextualizar o ambiente de marketing;  Identificar os
elementos que compõem o ambiente de marketing;  Construir a relação entre
os elementos que compõem esse ambiente.

·        
Expressar a importância da análise de mercado; 
Construir as etapas que implicam o estudo de mercado;  Identificar e
trabalhar as melhores fontes para colaborarem com os estudos.

·        
Identificar os principais canais de distribuição existentes
no mercado; Diferenciar os canais de distribuição quanto à sua usabilidade;
Escrever sobre os conflitos e tendências desses canais.

·        
Relacionar os elementos que definem o perfil do
consumidor;  Identificar o processo de decisão de compra dos
clientes;  Escrever sobre os fatores que influenciam as escolhas dos
indivíduos.

·        
Expressar os conceitos que melhor definem o marketing;
Diferenciar conceitos como necessidade/desejo e serviços/ produtos; Construir
estratégias para satisfazer o cliente por meio do marketing.

·        
Identificar os elementos que formam o relacionamento com o
cliente; Explicar a importância do banco de dados para o relacionamento com o
cliente; Construir estratégias de marketing a partir do banco de dados.

·        
Expressar sobre os tamanhos dos mercados de atuação; Escrever
sobre o potencial dos mercados; Relacionar os mercados e os seus concorrentes.

·        
Identificar as características do endomarketing; Explicar a
importância do endomarketing para as empresas; Construir estratégias de
marketing para o público interno das organizações.

·        
Identificar a abrangência e aplicabilidade do
marketing;  Diferenciar os principais tipos de marketing para cada
situação;  Expressar os princípios éticos que envolvem o marketing.

·        
Explicar os princípios éticos que regem o marketing;
Diferenciar estratégias éticas das estratégias oportunistas; Contextualizar a
ética no marketing da atualidade.

·        
Diferenciar as principais ferramentas do composto
promocional; Construir estratégias de marketing a partir das
ferramentas; Relacionar as ferramentas do composto promocional
desenvolvendo atividades integradas.

·        
Identificar as práticas de importação e exportação no
mercado; Contextualizar as características do mercado de importação e
exportação; Diferenciar as relações geradas entre as empresas nas práticas de
importação e exportação.

·        
Relacionar o marketing com a inovação;   Identificar as
características presentes na inovação;   Aplicar inovações no cotidiano
das organizações.

·        
Identificar características do Marketing de Guerrilha;
Aplicar o Marketing de Guerrilha nas ações das empresas; Construir estratégias
do Marketing de Guerrilha eficientes.

·        
Identificar os conceitos de
serviços;     Escrever sobre as características que
compõem o serviço e suas empresas; Expressar sobre o papel do marketing de
serviços para mercados e consumidores.

·        
Identificar o mix de marketing; Construir os ciclos dos
serviços; Expressar sobre a relação entre a satisfação e o serviço.

·        
Relacionar o marketing com o ambiente da internet;
Identificar as características do marketing na internet; Construir estratégias
do marketing para o ambiente digital.

·        
Identificar as características da responsabilidade social;
Relacionar a responsabilidade social e os públicosalvo da empresa; Expressar a
importância da ética e da responsabilidade social para o marketing.

·        
Escrever sobre as tendências e mudanças do mercado; 
Construir planos de marketing; Diferenciar os planos de negócio de acordo com
os interesses da empresa.

·        
Relacionar o marketing com os negócios internacionais;  
Escrever sobre as características do marketing internacional;  
Contextualizar o marketing internacional no cenário atual.

·        
Identificar características do marketing nas redes
sociais;  Aplicar práticas de marketing nas redes sociais das
empresas;  Construir relacionamento com clientes por meio das redes
sociais.

·        
Identificar as características do marketing pessoal;  
Aplicar o marketing social no diaadia dos negócios;   Contextualizar o uso
do marketing pessoal no cenário atual.

·        
Identificar as características do marketing político;  
Aplicar o marketing político em campanhas e manutenção de mandatos;  
Diferenciar as estratégias adotadas em diversas situações do cenário político.

·        
Expressar sobre as atividades e funções da firma; Relacionar
questões sobre demanda e preço no mercado; Identificar as estruturas e o equilíbrio
presente no mercado.

·        
Identificar as características do comércio eletrônico;
Relacionar o comércio eletrônico com demais estratégias virtuais; Expressar a
importância do comércio eletrônico para o mercado atual.

·        
Relacionar o profissional de marketing com o mercado;  
Identificar as principais funções do profissional de marketing;   Explicar
a importância do profissional de marketing para o mercado.

·        
Escrever sobre a importância da gestão dos preços;
Identificar os elementos que caracterizam o preço; Relacionar os preços de
produção; a relação com os concorrentes e o mercado.

·        
Identificar produtos a partir de tipos e níveis; Escrever
sobre a gestão da marca; Construir o ciclo de duração de um produto.

·        
Identificar os componentes que definem a promoção; Escrever
sobre as ferramentas usadas para as promoções; Relacionar os elementos que
interferem na comunicação.

·        
Identificar mercados consumidores; Construir estratégias para
segmentar os públicos; Expressar sobre o posicionamento de mercado.

·        
Identificar os elementos que compõem a venda pessoal;
Contextualizar a evolução do processo de vendas; Apresentar a função do
vendedor e suas características.

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