Cultura e Clima Organizacional

Categories: Gestão de Pessoas
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Course Overview

Ementa

Aspectos
Culturais na Socialização Organizacional. Bem-estar no Trabalho como ativo
estratégico do RH. Clima e Cultura de Confiança no Trabalho. Clima
Organizacional. Cultura em ambientes globalizados: fusões e aquisições. Cultura
e Mudança nas Organizações. Cultura organizacional na empresa familiar:
desafios para a gestão. Cultura Organizacional no Brasil. Diagnóstico e
Pesquisa de Clima. Gestão de Conflitos no ambiente organizacional. Identidade
organizacional. Relações de Poder nas Organizações. Técnicas para a gestão da
mudança nas organizações. Valores do Trabalho. Valores Organizacionais.

 

Objetivos

Ao
final do estudo, você será capaz de:

·        
Definir as principais dificuldades no processo de
socialização de novos membros em uma organização.

·        
Identificar os aspectos culturais que podem contribuir para o
processo de socialização.

·        
Reconhecer o significado de bemestar no trabalho.

·        
Identificar os fatores fundamentais para que o indivíduo se
sinta bem no trabalho.

·        
Explicar como o bemestar no trabalho pode funcionar como
ativo estratégico para a organização.

·        
Explicar o conceito de confiança no ambiente organizacional.

·        
Relacionar confiança, clima e cultura organizacional.

·        
Identificar os principais fatores geradores de confiança nas
relações que permeiam as organizações.

·        
Estabelecer as relações e diferenças entre os conceitos de
clima e cultura organizacional.

·        
Reconhecer como o clima organizacional afeta o comportamento
e as atitudes das pessoas no trabalho.

·        
Identificar o papel do gestor para a melhoria do clima
organizacional.

·        
Reconhecer os desafios da globalização para a cultura
organizacional.

·        
Identificar as principais posturas culturais das corporações
ao adentrarem nos países e mercados.

·        
Identificar os tipos de mudança organizacional.

·        
Identificar as principais características da empresa familiar.

·        
Identificar os principais traços culturais das empresas
brasileiras.

·        
Compreender o estilo de gestão brasileiro e sua relação com a
cultura organizacional.

·        
Relacionar a competitividade das empresas nacionais à luz de
uma cultura própria

·        
Identificar os principais elementos de uma pesquisa de clima
organizacional.

·        
Explicar os desafios e oportunidades para a gestão a partir
do diagnóstico de clima organizacional.

·        
Reconhecer a ferramenta específica para pesquisa de clima.

·        
Identificar os principais motivos de resistência às mudanças.

·        
Conhecer as principais técnicas para contornar resistências
às mudanças.

·        
Identificar valores do trabalho que são importantes para os
indivíduos.

·        
Relacionar os valores do trabalho com a motivação das pessoas
diante das metas e obrigações.

·        
Reconhecer a importância estratégica do tema para a cultura
organizacional.

·        
Explicar o conceito de valores organizacionais.

·        
Relacionar os valores à cultura organizacional.

Reconhecer a
importância dos valores para a formulação da missão e da visão empresarial.

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