Fundamentos de Controladoria

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Course Overview

Carga Horária

60 horas

Ementa

Evolução
histórica. Conceitos: controladoria e controller. Função da controladoria.
Ambiente organizacional da controladoria. Função do controller. Planejamento.
Processo decisório. Níveis e planos estratégicos. Sistema de avaliação de
desempenho. Decisão, informação e mensuração. Aspectos introdutórios de
avaliação de desempenho. Tipos de indicadores para avaliação de desempenho.
Administração por centros de responsabilidade. EVA. Balanced Scorecard e mapa
estratégico. Benchmarking.

Objetivos

Ao
final do estudo, você será capaz de:

·        
Identificar os conceitos de controladoria; Descrever a
história e a evolução da controladoria;  Reconhecer a missão e os
objetivos da controladoria.

·        
Explicar a estrutura e a organização da controladoria;
Reconhecer o código de ética do profissional de contabilidade;  Descrever
o perfil do profissional controller.

·        
Descrever qual a função da controladoria;  Citar as
vantagens da controladoria na empresa;  Classificar os tipos de análises
feitos pela controladoria.

·        
Descrever o ambiente empresarial; Mencionar os tipos de
sistemas empresariais;  Citar os meios e a forma de comunicação
empresarial.

·        
Identificar o papel do controller nas empresas; Citar suas
principais funções; Descrever as diversas atividades de um controller.

·        
Diferenciar os tipos de planejamento;  Citar as etapas
de um planejamento;  Mensurar os resultados de um planejamento.

·        
Definir custos para a tomada de decisão; Analisar custo,
volume e lucro; Identificar a melhor decisão.

·        
Identificar o que é uma estratégia;  Descrever os
objetivos táticos  metas;  Definir os objetivos a curto e longo
prazo.

·        
Citar os sistemas de avaliações; Definir seus impactos na
empresa; Identificar ferramentas de avaliação.

·        
Citar o processo de decisão baseado na informação; Analisar o
tipo de informação;  Mensurar o conteúdo da informação.

·        
Reconhecer os conceitos de avaliação de desempenho; Constatar
os objetivos para construção de uma boa avaliação de desempenho; 
Identificar as medidas como ferramentas de avalição.

·        
Descrever os tipos de indicadores financeiros;  Mostrar
a análise da demonstração de resultado do exercício por indicadores; 
Analisar a rentabilidade por indicadores.

·        
Conceituar centro de responsabilidade;  Descrever a
hierarquia empresarial;  Citar as vantagens e a administração dos centros
de responsabilidade.

·        
Reconhecer o EVA (economic value added) como ferramenta de
gestão;  Citar os riscos de investimentos;  Aplicar o EVA.

·        
Conceituar balanced scorecard;  Citar os componentes do
balanced scorecard;  Mencionar as vantagens do balanced scorecard.

·        
Conceituar benchmarking;  Citar os tipos de
benchmarking; Descrever o processo de benchmarking.

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