Gestão de informações no setor público

Categories: Gestão Pública
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Course Overview

Carga Horária

60 horas

Ementa

Aplicações
de sistemas de informações e áreas funcionais. E-business. Estratégia e
competitividade organizacional. Ferramentas. Funções: planejamento,
infraestrutura, implementação e investimentos. Gestão da Informação, tecnologia
da informação e comunicação. Gestão do Conhecimento Organizacional. Modelos de
gestão. Organizações virtuais.

Objetivos

Ao
final do estudo, você será capaz de:

·        
Reconhecer os diferentes tipos de sistemas de informações e
suas aplicações; Descrever como os sistemas de informações podem colaborar para
a integração entre as áreas; Identificar sistemas de informações para apoio ao
processo decisório e eficácia da gestão.

·        
  Identificar meios eletrônicos para a efetividade da
gestão pública; Reconhecer a importância da informação e transparência para os
cidadãos; Descrever o Business intelligence na gestão pública.

·        
 Descrever a
importância da comunicação nas organizações públicas; Explicar a informação
como vantagem competitiva no setor público; Reconhecer a importância da gestão
estratégica da informação nas organizações públicas.

·        
 Descrever a
importância das ferramentas de sistema de informações e tecnologia da
informação e comunicação no setor público; Identificar as principais fontes de
informações utilizadas pelas organizações; Explicar os benefícios do Governo
Eletrônico como estratégia de TIC.

·        
  Verificar como é realizado o planejamento na Gestão
Pública brasileira; Identificar a infraestrutura disponível para o
desenvolvimento da gestão pública no Brasil e os modelos de gestão; Indicar
como o Brasil implementou, investiu e modernizou a gestão pública nacional.

·        
Classificar os sistemas de informação adotados pelo setor
público; Interpretar a gestão estratégica da informação como diferencial ao
setor público.

·        
  Conhecer os princípios e as definições da gestão do
conhecimento; Relacionar os marcos teóricos da gestão do conhecimento e as suas
aplicações; Reconhecer a gestão do conhecimento na área pública.

·        
  Explicar informação, comunicação e gestão da
informação nas organizações públicas;  Destacar os aspectos semelhantes
entre os modelos de gestão da informação proposto por Davenport e por
Choo;  Identificar os principais aspectos do modelo de gestão da
informação proposto por McGeee Prusak.

·        
  Conhecer os tipos de organizações virtuais; 
Compreender a colaboração das organizações virtuais;  Reconhecer a
importância das organizações virtuais na gestão pública.

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