Gestão de Pessoas Aplicada ao Setor Público

Categories: Gestão Pública
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Course Overview

Carga Horária

60 horas

Ementa

O
histórico da gestão de pessoal no setor público: do departamento de RH à
moderna Gestão de Pessoas. A moderna gestão de pessoas: conceitos. O
planejamento estratégico na gestão de pessoas: modelo básico. O planejamento
estratégico na gestão de pessoas: aplicações e definições. A gestão de pessoas
por competências: metodologia e aplicabilidade. A moderna gestão de pessoas:
objetivos e os seus seis processos gerenciais. As avaliações conscientes e
inconscientes. A análise do efeito halo. A terceirização na administração
pública: razões e aplicações. Bancos de dados: controle e sistemas de
informação em recursos humanos. Convenção coletiva. Curva de greve. 
Organização Sindical. Sindicatos – importância e sindicalismo. O treinamento e
desenvolvimento de servidores: aplicações e universidades corporativas no
serviço público. Outras dimensões da gestão de pessoas: qualidade de vida no
serviço público.

Objetivos

Ao
final do estudo, você será capaz de:

·        
   Analisar a evolução da administração pública e a
reforma de Estado com a evolução da gestão de pessoas ao longo dos
séculos;   Identificar os fatores influenciados pela legislação
brasileira que contempla uma política de recursos humanos (RH); 
Relacionar a nova política de RH almejada pelo Estado moderno.

·        
  Reconhecer o conceito de gestão de pessoas e suas
características elementares;   Identificar o contexto no qual a
gestão de pessoas está inserida;   Explicar o papel desempenhado
pelas pessoas nas organizações e sua importância diante delas.

·        
  Reconhecer a importância da construção da missão, da
visão, dos valores, dos objetivos e das estratégias organizacionais; 
Reproduzir o modelo básico de planejamento estratégico de gestão de pessoas em
uma organização;   Diferenciar os modelos de planejamento de gestão
de pessoas conforme o nível organizacional.

·        
  Expressar as principais definições de estratégia e sua
origem;   Listar os fatores que interferem no planejamento de gestão
de pessoas (GP);  Identificar os níveis de atuação da GP e sua
contemplação crítica no planejamento.

·        
  Identificar o alinhamento conceitual e o desdobramento
das competências;   Construir as etapas de implementação da
metodologia de gestão por competências;   Reconhecer as principais
dificuldades encontradas ao implementar o modelo de gestão por competências.

·        
  Descrever os objetivos da gestão de pessoas na
atualidade;   Reconhecer os seis processos da moderna gestão de pessoas;
Diferenciar a antiga gestão de pessoas da moderna gestão de pessoas.

·        
  Reconhecer os transtornos mentais que interferem na
forma de avaliar o desempenho humano: consciência e inconsciência;  Listar
os principais problemas de um sistema de avaliação vinculados aos vícios de
julgamento;  Identificar os fatores que influenciam no processo de
avaliação de desempenho humano nas organizações.

·        
  Reconhecer a definição de efeito halo;  
Identificar as principais características do efeito halo na avaliação de
desempenho;   Verificar alguns dos principais erros encontrados na
avaliação de desempenho das organizações.

·        
  Explicar as razões para a descentralização da
administração pública e a terceirização dos serviços públicos;  
Diferenciar organizações do terceiro setor e a terceirização de serviços
públicos;   Reconhecer a legislação pertinente à terceirização nos
serviços públicos.

·        
  Reconhecer a importância, o formato e a utilidade do
banco de dados em gestão de pessoas;   Demonstrar a principal
finalidade dos sistemas de informações gerenciais de gestão de
pessoas;   Definir os sistemas de monitoração de gestão de pessoas.

·        
  Conceituar convenção coletiva de trabalho e seu
funcionamento;   Diferenciar convenção coletiva, acordo coletivo e
dissídio coletivo;   Reconhecer as principais características da
negociação coletiva de trabalho.

·        
  Reconhecer o exercício de direito de greve do
trabalhador no Brasil; Demonstrar o exercício do direito de greve no
serviço público;   Identificar o conceito de curva de greve e como
ela é utilizada.

·        
  Reconhecer a definição e a forma como está estruturada
a organização sindical no Brasil; Caracterizar o sistema confederativo e
as centrais sindicais;   Identificar a legislação que rege a
organização sindical no Brasil.

·        
  Identificar a definição de sindicato e suas
características principais;  Reconhecer a importância dos sindicatos ao
longo do tempo e na atualidade como direito fundamental do trabalhador; 
Definir sindicalismo e sua evolução no mundo globalizado.

·        
  Reconhecer a importância do treinamento e do
desenvolvimento de pessoas; Relacionar o processo de treinamento e as
etapas que o constituem; Identificar o conceito e o contexto de atuação
das universidades corporativas no serviço público.

·        
  Definir qualidade de vida no trabalho; Reconhecer as
características de um programa de qualidade de vida no trabalho; Identificar os
principais programas de qualidade de vida no trabalho aplicados nas
instituições públicas.

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