Gestão de Pessoas

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Course Overview

Carga Horária

60 horas

Ementa

Gestão
de pessoas; evolução e tendências. Gestão estratégica de pessoas. Gestão global
de recursos humanos. Alinhamento e planejamento de recursos humanos. Processos
do sistema de gestão de pessoas. Recrutamento e seleção. A formulação
estratégica do conhecimento. A gestão do conhecimento organizacional. Análise
de cargos. Aprendizagem organizacional. Cultura Organizacional. Gestão por
competências. Desenvolvimento. Gestão do desempenho. Indicadores de desempenho.
Liderança. Processo demissional. Relações Trabalhistas. Remuneração.
Treinamento. Gestão e métodos de treinamento.

Objetivos

Ao
final do estudo, você será capaz de:

·        
  Reconhecer os processos de Gestão de Pessoas a partir
de um contexto histórico ao momento atual; Diferenciar o processo de Gestão de
Pessoas como rotina de área e papel gerencial; Identificar a importância
da Gestão de Pessoas para a obtenção de vantagem competitiva organizacional.

·        
  Compreender a necessidade da gestão de pessoas estar
alinhada à estratégia da organização como fator propulsor de mudanças; 
Perceber a importância da gestão de pessoas para o desenvolvimento competitivo
e sustentável das organizações;  Alinhar o modelo de gestão adotada para o
alcance dos objetivos organizacionais.

·        
  Identificar o que é gestão global de recursos humanos;
Contrastar corporação multinacional e corporação global; Definir as barreiras
para uma gestão global de recursos humanos eficiente.

·        
  Definir o que é planejamento de recursos humanos;
Identificar a decisão a ser tomada em casos de escassez ou excesso de
funcionários; Analisar a importância do sistema de informações de Recursos
Humanos e medidas de proteção para o mesmo.

·        
 Identificar os
processos que integram a gestão de pessoas; Reconhecer a importância dos
processos do sistema de gestão de pessoas;  Desenvolver um olhar crítico
sobre a necessidade de todos os processos da gestão de pessoas acontecerem
simultaneamente.

·        
 Avaliar as principais
etapas dos processos de recrutamento e seleção de pessoas; Identificar a
importância do papel da gestão na condução dos processos de seleção para a
efetividade organizacional; Compreender a diferença e a importância dos modelos
de recrutamento e seleção adotados para cada vaga organizacional.

·        
  Identificar as etapas para a implementação estratégica
do conhecimento; Definir os estágios para a formulação estratégica do
conhecimento; Reconhecer a importância da gestão do conhecimento.

·        
  Defender a importância da gestão do conhecimento
organizacional; Diferenciar dado, informação e conhecimento; Classificar
conhecimento tácito e conhecimento explícito.

·        
  Listar os critérios definidos para a descrição de cada
cargo, assim como o modelo adequado adotado pela gestão;  Analisar a
importância da descrição de cargos para o desenvolvimento dos demais
subsistemas de gestão;  Definir os modelos adequados de descrição de
cargos para que se possa realizar adequadamente as tarefas relacionadas ao processo.

·        
  Reconhecer a importância da aprendizagem
organizacional; Diferenciar aprendizagem organizacional de organização da
aprendizagem; Identificar as ferramentas de apoio para o processo de
aprendizagem organizacional.

·        
     Reconhecer os conceitos de Cultura
Organizacional e os principais aspectos envolvidos nessas definições;
Compreender de que maneira o comportamento das pessoas é afetado pela Cultura
Organizacional;    Identificar os principais elementos da
Cultura Organizacional para que se possa, enquanto gestor, gerenciar cada um
deles.    

·        
 Conceituar o processo
de Gestão por competências como modelo de gerenciamento de pessoas e processos;
Identificar, por meio dos conceitos teóricos, a influência mútua entre competência
individual e organizacional; Diferenciar o conceito de competência individual e
organizacional.

·        
  Identificar em que consiste o processo de
desenvolvimento pessoal e organizacional;  Analisar as principais
metodologias utilizadas para o desenvolvimento de pessoas nas
organizações;  Compreender o papel do gestor no desenvolvimento de
pessoas.

·        
 Identificar as
principais ferramentas utilizadas para realização de um processo de avaliação
de desempenho; Analisar as principais etapas do processo de gestão de
desempenho e em que consiste cada uma delas; Descrever a importância da
condução adequada e da definição do processo de gestão de desempenho e as suas
consequências futuras.

·        
 Compreender a
importância do estabelecimento de indicadores de desempenho para o alcance de
objetivos organizacionais; Identificar quais os principais indicadores de
desempenho que podem ser utilizados na gestão de pessoas; Mensurar os
indicadores de desempenho por meio de fórmulas aplicadas às áreas.

·        
  Identificar o conceito de “liderança” a
partir de diversas teorias apresentadas; Diferenciar “liderança” de
“gestão”; Avaliar a influência de cada estilo de liderança no
desempenho das pessoas numa organização.

·        
  Compreender o processo de demissão e seus impactos
para a organização e para as pessoas;  Conhecer os principais fatores que
precisam ser considerados no processo demissional;   Analisar o
processo demissional como ferramenta de gestão para o alcance de objetivos e
metas.

·        
  Descrever o conceito de relações trabalhistas,
envolvendo os diversos atores deste processo; Identificar ações a serem
praticadas pelos gestores para o relacionamento entre pessoas; processos e
organizações; Analisar os impactos das relações trabalhistas para todas as
pessoas envolvidas nos processos.

·        
  Identificar os principais aspectos relacionados ao
processo de remuneração; Relacionar o papel do gestor no gerenciamento da
remuneração e dos benefícios como vantagem competitiva;  Analisar a
importância do processo remuneratório para o gerenciamento da equidade interna
e externa na organização.

·        
 Compreender o processo
de treinamento e suas principais etapas; Distinguir o processo de treinamento
do processo de desenvolvimento e o impacto para a organização e para as
pessoas; Identificar os principais métodos de treinamento e de que maneira
podem ser utilizados para alcançar a eficácia dos processos.

  Reconhecer os
métodos de treinamento; Identificar a aplicabilidade dos métodos de
treinamento; Avaliar a importância do desenvolvimento em gestão.

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