Gestão do Conhecimento

Includes lifetime access

Course Overview

Carga Horária

60 horas

Ementa

Conhecimento
e Sociedade. Conhecimento e Organizações. Criação do conhecimento e valor.
Metas de conhecimento nas organizações. Avaliação do conhecimento nas
organizações. Gestão do conhecimento em ambiente globalizado. Redes de
conhecimento. Conhecimento e Inovação. Capital Intelectual. Aprendizagem
Organizacional. Inteligência Competitiva. Gestão Estratégica de Competências.
Universidade Corporativa. Ferramentas para medição do conhecimento.
Compartilhamento de conhecimento organizacional. Principais desafios para a
gestão do conhecimento.

Objetivos

Ao
final do estudo, você será capaz de:

·        
Explicar a evolução da sociedade até o estágio atual de
“sociedade do conhecimento”; Discutir como o conhecimento pode
transformar as relações humanas e profissionais; Analisar o impacto do
conhecimento no mundo do trabalho e nas organizações.

·        
Contextualizar a evolução das organizações em direção à
sociedade do conhecimento; Reconhecer a importância da informação para a gestão
das organizações; Identificar os desafios da economia baseada no conhecimento
para o sucesso das organizações.

·        
Explicar o conceito de valor na competição
empresarial;Identificar como o conhecimento se torna fonte de vantagem
competitiva para as organizações;Criticar o atual estágio das empresas como
máquinas de criação de valor.

·        
Reconhecer o contexto de fixação de metas numa organização;
Avaliar a necessidade de metas de aprendizagem na empresa;Identificar as
ferramentas para a gestão das metas de conhecimento.

·        
 Reconhecer as técnicas
para identificação do conhecimento;Avaliar como o conhecimento depositado na
organização pode contribuir para o aumento da competitividade;Discutir sobre a
necessidade de novas competências

·        
Refletir sobre a gestão do conhecimento no ambiente de
globalização dos mercados;Identificar algumas estratégias de compartilhamento
de conhecimento em ambientes globais; Relacionar a gestão do conhecimento e
competitividade global.

·        
Reconhecer a importância das redes para a produção de
conhecimento; Identificar quais as principais redes de aprendizagem; Relacionar
a atuação em redes com a gestão do conhecimento e a inovação.

·        
Reconhecer a importância da inovação para as empresas;
Relacionar conhecimento e inovação; Identificar as fontes de conhecimento
interno e externo que levam à inovação.

·        
Reconhecer a importância do capital intelectual nas empresas;
Identificar mecanismos de retenção do capital intelectual; Relacionar
conhecimento e capital intelectual.

·        
Explicar o conceito e a importância de Aprendizagem
Organizacional; Identificar as características de uma empresa que aprende;
Analisar o atual estágio de aprendizagem das organizações.

·        
Reconhecer o contexto de surgimento da inteligência competitiva
nas organizações; Identificar as principais vantagens de se adotarem
instrumentos de inteligência competitiva;Analisar aspectos éticos da
inteligência competitiva.

·        
 Explicar o conceito de
competência; Identificar as principais técnicas para gerir competências nas
empresas; Refletir sobre os desafios da gestão por competências nas
organizações.

·        
Identificar as funcionalidades da Universidade Corporativa;
Contextualizar a Universidade Corporativa na gestão do conhecimento; Criticar
as práticas utilizadas nos modelos de Universidade Corporativa.

·        
Identificar as principais ferramentas para a medição do
conhecimento; Reconhecer o BSC como instrumento para a gestão estratégica do
conhecimento; Explicar a importância de gerenciar objetivos intangíveis relacionados
com a gestão do conhecimento.

·        
Identificar técnicas para a distribuição do conhecimento;
Explicar como se dá a formação de redes de conhecimento; Analisar os aspectos
estratégicos de compartilhamento da informação.

·        
Identificar as condições necessárias para a promoção do
conhecimento; Reconhecer o processo de criação do conhecimento; Criticar a
gestão do conhecimento nas organizações contemporâneas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *