Mapeamento de Processos

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Course Overview

Ementa

Mapeamento
de processos. Modelagem de Processos. Conceitos, Objetivos e Exemplos
Aplicáveis ao Gerenciamento de Processos de Negócios (BPM). Ciclo de Vida de um
Processo. Planejar o BPM. Indicadores de Processos. Organizações Públicas e
Privadas. Processos na Melhoria Contínua.

Objetivos

Ao
final do estudo, você será capaz de:

·        
Expressar os conceitos envolvidos na metodologia de
mapeamento de processos; Relacionar os aspectos referentes à identificação de
processos; Identificar os fatores críticos de sucesso de uma organização.

·        
Expressar os conceitos envolvidos na metodologia de modelagem
de processos;  Diferenciar os conceitos de gestão de processos e gestão
por processos;  Construir modelos utilizando a simbologia do Business
Process Model and Notation (BPMN).

·        
Descrever o que são processos e a sua relação com o ambiente
organizacional;  Definir downsizing e outsourcing;  Relacionar a
notação BPMN ao contexto do mapeamento e da modelagem de processos.

·        
Reconhecer os ciclos de Business Process Management, BPM, a
decomposição de processos e a agregação de valor;  Analisar as
necessidades dos clientes e os requisitos do processo;  Identificar os
modelos de referência para o ciclo de gerenciamento de processos de negócio.

·        
Identificar as atividades da fase de planejamento do BPM;
Reconhecer a importância da governança sobre os processos: estratégias;
objetivos e abordagens para promover mudanças;  Explicar a estrutura de
classificação de atividades/processos da organização, o gerenciamento de
coleções e repositórios de processos, seleção, entendimento dos elementos
básicos e priorização de processos e as armadilhas comuns no planejamento do
BPM.

·        
Identificar a importância dos controles na gestão de
processos;  Expressar os conceitos e a aplicabilidade dos
indicadores;  Construir sistemas de indicadores de desempenho.

·        
Identificar as diferenças existentes nas abordagens de
gerenciamento e melhoria dos processos das organizações públicas e
privadas;  Relacionar melhorias propiciadas pelo BPM na gestão pública;
Descrever cases de implementação do BPM em organizações públicas.

·        
Identificar a sinergia entre o BPM e outras iniciativas na
organização; Expressar o diagnóstico de uma organização; identificando o que
mudar e melhorar;  Relacionar ferramentas para melhoria
contínua.   

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