MBA em Gestão Pública

MBA em Gestão Pública

O significado da sigla MBA – Master in Business Administration representa um curso de pós-graduação lato sensu, voltado à atuação prática profissional.

840h

R$ 87,00

14 x R$ 87,00

Os programas convencionais de MBA centram-se em aprendizagem de modelos que prestam pouca ou nenhuma atenção à estratégia da empresa ou à experiência baseada em casos complexos. Como consequência, estes programas têm formado especialistas com perfis ajustados a funções operacionais e em funções intermediárias na empresa, o que resulta que raramente estejam preparados a assumir posições mais avançadas na empresa ou que trabalhem com a tomada de decisões e riscos.

Ainda, estes programas convencionais baseiam-se em estudos amplos da gestão com pouca profundidade em conhecimentos específicos, pois focam na formação de executivos para a baixa gerência principalmente.

Nosso foco está em formar executivos que tenham conhecimentos profundos tanto em áreas específicas dos negócios, quanto em internacionalização de empresas. Por esta razão, somos diferentes e buscamos formar os melhores talentos das organizações brasileiras.

Procuramos candidatos dispostos a assumir desafios intelectuais que exigem concentração, o raciocínio lógico dedutivo e capacidade de tratar assuntos diferentes ao mesmo tempo, preparados a trabalhar com prazos apertados e, principalmente, determinação para concluir com êxito o programa.

Quadro de disciplinas:

DISCIPLINACARGA HORÁRIA (h)
Avaliação no Setor Público60
Auditoria Pública60
Marketing Público60
Contabilidade e Orçamento Público60
Gestão de Pessoas Aplicada ao Setor Público60
Gestão de Políticas Públicas60
Gestão Patrimonial e Logística no Setor Público60
Governança na Gestão Pública60
Gestão da Inovação no Serviço Público60
Elaboração e Implementação de Políticas Públicas60
Licitações e Contratos60
Plano de Desenvolvimento de Competências120
Jogos de Negócios60
CARGA HORÁRIA TOTAL840

Avaliação no Setor Público

Conceituação e definição de avaliação no setor público. Avaliação de desempenho institucional. Alinhamento da política de desenvolvimento dos servidores públicos com a avaliação de desempenho. Integração entre o resultado organizacional e a avaliação de desempenho. Avaliação de desempenho no estágio probatório. Avaliação de desempenho como base para a remuneração variável. Promoção e progressão tendo como requisito a avaliação do desempenho individual.

Auditoria Pública

Auditoria: público x privado – Regulamentação. Auditoria no setor público. Programas de auditorias. Tipos de auditoria interna no setor público. Responsabilidade do auditor. Planejamento de auditoria: riscos e distorções. Controles e procedimentos internos. Procedimentos técnicos. Técnicas de auditoria no setor público. Amostragem de auditoria: testes de controles. Auditoria do processo de negócio de aquisições e despesas. Auditoria do processo de negócio de estoques. Auditoria do processo de negócio de receitas. Auditoria e responsabilidades pela detecção de fraudes. Planejamento de auditoria: riscos e distorções. Processo de negócio de dívidas de longo prazo e patrimônio líquido. Processos de negócio de caixa e investimentos. Finalizando Auditoria. Relatórios de auditoria.

Marketing Público

Definição de marketing (1º conceito e conceitos atuais). As gerações do marketing. Desafios do marketing no novo e conectado milênio. Entendendo o setor público. Entendendo as práticas de marketing aplicado ao setor público. Diferenças entre marketing social e marketing societal. Marketing do setor público versus marketing político: o conflito entre o interesse público e o interesse dos agentes políticos. Marketing público e desenvolvimento regional. O consumidor de serviços públicos. O macroambiente da empresa. O microambiente da empresa. A melhoria dos serviços e a satisfação dos cidadãos como clientes do serviço público. O que os cidadãos desejam de agências públicas. A formação de parcerias estratégicas com a iniciativa privada. Análise dos resultados da pesquisa. Aplicação de ferramentas de marketing no setor público. A responsabilidade social dos órgãos públicos. Objetivos da publicidade no setor público. Planejamento de marketing no setor público. Pesquisas de marketing para determinação de necessidades e desenvolvimento de novos serviços públicos. Comunicação eficaz com públicos-chave. Criação de identidade de marca para os programas/serviços públicos. Criação de marca- cidade e marca-lugar. Secretarias envolvidas na execução do marketing público. Elaboração do Plano de Marketing. Estabelecimento de preços motivadores para os serviços públicos. Execução e determinação das responsabilidades pela condução da publicidade aplicada. Solicitação de recursos para aprovação. Formação de parcerias estratégicas. Mecanismos de monitoramento. Mecanismos de avaliação. Otimização de canais de distribuição dos serviços públicos. Pesquisa e coleta de dados para o entendimento sobre o público-alvo. Planejamento das ferramentas de marketing para publicidade no setor público. Processos de controle sobre o investimento em marketing. Relações entre marketing público; político; eleitoral e governamental. Resultados do marketing aplicado.

Contabilidade e Orçamento Público

Administração pública. Funções do estado. Contexto Institucional. Contabilidade Governamental. Princípios Contábeis Aplicados à Contabilidade Pública. Campo de Aplicação. Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público. Conceitos Importantes. Lei de Responsabilidade Fiscal. Contabilidade Pública e IPSAS no Brasil. Resumo Comparativo Contabilidade Pública x Privada. Classificação Contábil e Classificação Orçamentária – SIAFI e SIAFEM. Estrutura do Plano de Contas. Sistemas de contas: Orçamentário, Financeiro, Patrimonial e de Compensação. Balanço Patrimonial, Orçamentário e Financeiro. Controle e Avaliação. Demonstração das variações Patrimoniais. Receitas e Despesas. Estágios das Receitas e Despesas. Histórico da Contabilidade Pública no Brasil. Lançamentos Básicos da Contabilidade Pública. Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO. Lei Orçamentária Anual – LOA. O Plano de Desenvolvimento Integrado. Patrimônio e Inventário na Administração Pública. Plano de Contas. Plano Plurianual de Ação – PPA. Prática de Escrituração Contábil. Análise e Interpretação de Balanço: Demonstração das variações patrimoniais. Análise e Interpretação de balanço: Demonstração das variações Patrimoniais II.

Gestão de Pessoas Aplicada ao Setor Público

O histórico da gestão de pessoal no setor público: do departamento de RH à moderna Gestão de Pessoas. A moderna gestão de pessoas: conceitos. O planejamento estratégico na gestão de pessoas: modelo básico. O planejamento estratégico na gestão de pessoas: aplicações e definições. A gestão de pessoas por competências: metodologia e aplicabilidade. A moderna gestão de pessoas: objetivos e os seus seis processos gerenciais. As avaliações conscientes e inconscientes. A análise do efeito halo. A terceirização na administração pública: razões e aplicações. Bancos de dados: controle e sistemas de informação em recursos humanos. Convenção coletiva. Curva de greve.  Organização Sindical. Sindicatos – importância e sindicalismo. O treinamento e desenvolvimento de servidores: aplicações e universidades corporativas no serviço público. Outras dimensões da gestão de pessoas: qualidade de vida no serviço público.

Gestão de Políticas Públicas

Estado e sociedade. Funções do Estado. Constituição de 1988. Objetivos do Governo. Políticas Públicas. Princípios da Gestão Pública. Principais conceitos e particularidades da gestão pública. Origem dos recursos. Direitos humanos e políticas transversais. Demandas. Ciclo das políticas públicas. Implementação da política pública. Avaliação e extinção: impactos da política pública. Ética. Papel do Tribunal de Contas da União.

Gestão Patrimonial e Logística no Setor Público

Conceitos e importância da Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para as Organizações Públicas e Privadas. A logística de suprimentos na administração pública. A logística de suprimentos na administração pública e sua adaptação à gestão patrimonial: definições. A classificação de materiais (de consumo e permanentes). Aquisição de materiais. As principais atividades da área de patrimônio. As Atribuições dos Órgãos de Patrimônio: Layout. As atribuições dos órgãos de patrimônio: organização. As atribuições dos órgãos de patrimônio: planejamento. As atribuições dos órgãos de patrimônio: sistemas. O uso da informática (Warehouse Management System) na administração de material e patrimônio. Alienação de bens. As atribuições dos órgãos de patrimônio: controle (curva ABC).

Governança na Gestão Pública

Governança estratégica. Componentes e práticas da governança. Governança e governabilidade. Constituição de 1988. Mecanismos, componentes e práticas da governança. Objetivos e mecanismos de governança. Funções e princípios da gestão pública. Alinhamento dos interesses. Análise dos resultados. Aplicação das ações corretivas. Estratégia do setor público. Gestão cidadã. Mecanismos de acompanhamento.

Gestão da Inovação no Serviço Público

Reformas administrativas no Brasil: uma breve retrospectiva. A administração pública gerencial ou o modelo pós burocrático. A reforma gerencial do setor público no Brasil: características e desafios. A relação entre Estado, governo e gestão pública. Desafios contemporâneos da gestão pública. O conceito de “público” e o paradigma do “público” como estatal. Conceitos de ciência, tecnologia e inovação. Inovações radicais, incrementais e disruptivas.

Elaboração e Implementação de Políticas Públicas

Agenda. Compreensão do problema. Déficit. Despesa pública – natureza, tipos e formas de execução. Dívida. Excursão à análise de políticas públicas como campo de conhecimento. Formulação e escolha de alternativas de políticas. Incentivos fiscais e subsídios. Instrumentos das políticas públicas. Modelos de previsão de receitas administradas e de receitas próprias. Nascimento de políticas públicas. Polity, politics e policy. Princípios de origem e destino. Surgimento de um problema público.

Licitações e Contratos

O poder de compra do Estado – fundamento constitucional. Regulamento e legislação do processo de licitação pública no Brasil. O que é licitação: Aplicabilidade. O que é licitação: Princípios. Procedimentos licitatórios – fase interna e fase externa. Análise e cadastro de fornecedores. Contratação direta. Formalização da contratação direta. Dispensa da licitação. Inexigibilidade de Licitação. Modalidades licitatórias. Convite, concurso e leilão. Concorrência e tomada de preços. Processo Licitatório na Área Pública: Convênios. O Pregão Presencial e o Pregão Eletrônico. Contratos administrativos – principais aspectos. E-GOV e o Comprasnet (Sistema de Licitação Online). Equilíbrio econômico-financeiro. Estrutura do contrato administrativo. O sistema de compras da administração pública – SIASG/COMPRASNET. Pregão presencial e pregão eletrônico. Processo Licitatório na Área Pública: O Gerenciamento de Contratos e Terceirização. Cláusulas exorbitantes. Sistemas de Registro de Preços.

Plano de Desenvolvimento de Competências                                                       

Desenvolvimento de um plano de desenvolvimento de competências considerando a confrontação do perfil comportamental do aluno com o desejado para um gargo/função futura.

Jogos de Negócios                                                       

Introdução aos jogos de negócios. Revisão e integração dos conceitos utilizados na gestão empresarial: Contabilidade gerencial (demonstrativos contábeis, planejamento financeiro e estrutura patrimonial), Finanças (Índices econômicofinanceiros e orçamentos), custos Industriais (custeio direto e custeio por absorção), Marketing (estratégias de preços, previsão de demanda, concessão de prazo para pagamento e desconto nas vendas). Produção (sistemas de produção, admissão ou demissão de pessoal, políticas de compra e estocagem da matéria-prima e escolha de ritmo de operação da empresa). Princípios de Administração e Engenharia Econômica (investimento em imobilizado / substituição de equipamentos).

Matrícula: R$ 87,00

Valor do MBA: 
À vista (boleto): R$ 1.120,56

Parcelado: 
Cartão recorrente ou boleto: 
14 x  R$ 87,00

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