Mestrado em Administração de Empresas

Mestrado em Administração de Empresas

O Mestrado tem como objetivo estimular a produção de conhecimento no campo da Administração, bem como formar pessoas capazes de ter autonomia e independência de ação no campo empresarial.

1260h

R$ 400,00

30 x R$ 985,00

A WCU é uma instituição de ensino superior credenciada, nos EUA, a oferecer cursos distribuídos em programas de extensão, graduação, especialização, mestrado e doutorado. Estes programas reconhecidos, globalmente, estão beneficiando estudantes de muitos países.

Com metodologia de ensino a distância, o Mestrado em Administração de Empresas foi concebido para o desenvolvimento de competências para o ensino, pesquisa e ação executiva em organizações globais.

O mestrado tem a duração de dois anos com a carga horária de 1.260 horas.

A equipe acadêmica do Mestrado em Administração de Empresas é composta por professores doutores com significativa produção na área e provenientes de diversas instituições de ensino, públicas e privadas do Brasil. 

Durante os estudos, o aluno contará com vídeo aulas, livros digitais, biblioteca virtual, vídeo conferências ao vivo com os doutores do programa, bem como fóruns de dúvidas e avaliação do aprendizado. Todos os eventos do curso são a distância, na língua portuguesa, inclusive orientações para a construção da dissertação e defesa do trabalho em banca.

O aluno ainda conta com acesso à plataforma de pesquisa Web of Science. Na Web of Science o processo de seleção meticuloso de revistas científicas indexadas permite que o aluno obtenha a informação mais confiável, integrada e multidisciplinar da comunidade de pesquisa mundial para completar seu cenário geral de pesquisa. E tudo isso está relacionado com vocabulário padrão, conteúdo vinculado e métricas de citação para várias fontes.

A Coleção Principal da Web of Science é composta por 100 anos de pesquisa valiosa, totalmente indexada e pesquisada, com ferramentas integradas na Web of Science que o ajudam a rastrear pesquisas e citações ao longo do tempo, e inclui: Science Citation Index Expanded (SCIE); Social Sciences Citation Index (SSCI); e Arts & Humanities Citation Index (AHCI).

Coordenação Acadêmica

Prof. Dr. JAMES LUIZ VENTURI 

Currículo Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/7485768691149298

MINI-CURRICULO: Possui Graduação em Administração de Empresas pela Fundação Educacional do Alto Vale do Itajaí; Especialização em Administração Rural e Gestão de Programas de Reforma Agrária e Assentamento, ambos pela Universidade Federal de Lavras/MG; Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade do Vale do Itajaí; Especialização em Educación, Ciencia y Tecnología pela Universidad Nacional de Pilar; Mestrado em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí; Doutorado em Ciencias Empresariales pela Universidad Autónoma de Asunción e Universidad de Jaén (Espanha). Foi consultor do SEBRAE/SC. Pesquisador do Grupo Interuniversitario de Investigación Social pela Universidad de Cantábria e do Programa de Investigación y Extensión y Facultad de Ciencias, Tecnología de Artes da Universidad Nacional de Pilar; Pesquisador da Facultad Politecnica da Universidad Nacional del Este; Pesquisador pelo Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología (CONACYT) Paraguay. Professor de pósgraduação em diversas instituições no Brasil e no Paraguai; Diretor de pós-graduação, Editor de Revista Científica. Tem experiência como coordenador de curso; coordenador de mestrados e doutorados; Diretor acadêmico e administrativo de faculdade. Autor de mais de 20 livros completos ou capítulos. Tem experiência em Administração, Desenvolvimento Gerencial, Empreendedorismo, Planejamento, Gestão da qualidade, Gestão de restaurantes. Diretor de Projetos e Captação de Recursos da Associação Empresarial de Itapema. Presidente da Agência de Desenvolvimento Regional da Costa Esmeralda. Membro do Conselho Municipal de Turismo de Itapema e do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Itapema. Diretor Institucional da Universitas Lucius Annaeus Seneca (UNILAS).

Objetivos do mestrado e perfil do profissional a ser formado

O Mestrado tem como objetivo estimular a produção de conhecimento no campo da Administração, bem como formar pessoas capazes de ter autonomia e independência de ação no campo empresarial.

Objetiva, ainda, desenvolver habilidades na produção e transmissão de conhecimentos em Administração, tendo em vista os avanços das concepções didáticas e pedagógicas e das metodologias de pesquisa.

Por fim, o Mestrado objetiva formar profissionais habilitados em análise de maior abrangência e profundidade na resolução de problemas de gestão empresarial.

A AIC pretende formar Mestres com espírito crítico, capazes de utilizar o instrumental teórico e prático do conhecimento de Negócios e também de mostrar soluções para problemas enfrentados pelas empresas na área de concentração do conhecimento.

Os formandos do Mestrado deverão:

  1. Demonstrar as habilidades básicas demandadas pelas empresas.
  2. Demonstrar habilidade para analisar problemas de negócios e processos e gerar e avaliar soluções para os problemas.
  3. Ter capacidade para apresentar ideias e conclusões de forma oral e escrita, de maneira compreensível para os outros.
  4. Demonstrar capacidade de entender relações entre diferentes funções dentro das organizações.
  5. Dispor de uma visão integradora, possibilitando o entendimento da estrutura e do funcionamento do campo de conhecimento da Gestão Empresarial.

Com estas características, o perfil do formando é baseado numa ampla formação Administração viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades profissionais amparadas em uma percepção fundamentada na área estratégica abrangida.

Áreas de Concentração

  1. Estratégia
  2. Recursos Humanos
  3. Marketing
  4. Finanças

Público Alvo

  1. Profissionais de nível superior em contabilidade, administração de empresas, economia ou qualquer outra área, servidores públicos nas esferas federais, estaduais e municipais, dos poderes executivo, legislativo e judiciário e do Ministério Público e candidatos à carreira na administração pública.
  2. O público-alvo deverá ser possuidor de diploma em curso de Superior.

Matriz Curricular 

O Mestrado em Administração de Empresas é composto dos seguintes módulos e disciplinas:

Disciplina

Carga Horária

Métodos e Técnicas de Pesquisa

480 h

Planejamento Estratégico

60 h

Processos Gerenciais

60 h

Gestão de Pessoas

60 h

Gerenciamento de Riscos 

60 h

Contabilidade Empresarial

60 h

Administração Financeira

60 h

Análise de Investimentos

60 h

Gestão do Conhecimento

60 h

Governança Corporativa

60 h

Projeto de Pesquisa

60 h

Seminário de Pesquisa

180 h

Total

1.260 h

Orientações e Defesa da Dissertação:

O aluno terá orientação de um professor doutor durante o projeto, a pesquisa e a redação da dissertação. 

O aluno submeterá sua dissertação para a qualificação, sendo aprovada será agendada defesa que será on-line para uma banca de doutores.

Ementas das Disciplinas

O conteúdo das disciplinas segue o estado da arte da área de conhecimento, tendo como base um livro texto e demais abordagens apresentadas pelos professores, priorizando a formação do grupo e as temáticas de investigação.

Métodos e Técnicas de Pesquisa

O senso comum e a ciência. Definições de ciência. Os tipos de conhecimento. Evolução da ciência no tempo. Pesquisa. Metodologia da Pesquisa. Métodos e técnicas de pesquisa. Elaboração de artigos científicos.  Metodologia do texto. Fichamento. Da ideia ao projeto de pesquisa. Estudo de caso. Relato de experiência. Estrutura do projeto. Revisão de literatura e estado da arte. Normas técnicas.

Planejamento Estratégico

Evolução do pensamento estratégico. Escolas do pensamento estratégico. Vantagem Competitiva. Planejamentos estratégico, tático e operacional. Implementação e controle da estratégia. Direções Estratégicas e Estratégia Corporativa. Objetivos estratégicos: definição e classificação. Objetivos estratégicos: implementação e desdobramento. Posicionamento estratégico. Estratégia em Nível de Negócios. 5 forças de Porter. Referenciais estratégicos. Expectativa dos Stakeholders. Análise SWOT. Macroambiente. Análise do ambiente externo: macroambiente e indústria. Oportunidades e Ameaças. Análise do ambiente interno. Estratégia. Formulação da estratégia competitiva. Mapeamento no Planejamento Estratégico. Gestão estratégica. Estruturas e Processos. Métodos e Avaliação da Estratégia. Gerenciando a Mudança Estratégica. Valores, Missão, Visão e Objetivos. Etapas do planejamento estratégico. Competidores e Mercados. Capacidade Estratégica.

Processos Gerenciais

Mapeamento de processos. Modelagem de Processos. Conceitos, Objetivos e Exemplos Aplicáveis ao Gerenciamento de Processos de Negócios (BPM). Ciclo de Vida de um Processo. Planejar o BPM. Indicadores de Processos. Processos na Melhoria Contínua.

Gestão de Pessoas

Gestão de pessoas; evolução e tendências. Gestão estratégica de pessoas. Gestão global de recursos humanos. Alinhamento e planejamento de recursos humanos. Processos do sistema de gestão de pessoas. Recrutamento e seleção. A formulação estratégica do conhecimento. A gestão do conhecimento organizacional. Análise de cargos. Aprendizagem organizacional. Cultura Organizacional. Gestão por competências. Desenvolvimento. Gestão do desempenho. Indicadores de desempenho. Liderança. Processo demissional. Relações Trabalhistas. Remuneração. Treinamento. Gestão e métodos de treinamento.

Gerenciamento de Riscos

Objetivos estratégicos das organizações. Definição de Gerenciamento de Riscos. Campos de aplicação da Gestão de Riscos . Controles Internos como parte integrante da gestão estratégica e do Gerenciamento de Riscos. Estruturação dos riscos na organização, processos e agentes envolvidos. Fraude X Riscos. Os riscos e oportunidades (Matriz de Risco – MR e Matriz de Oportunidades – MO). Gestão de riscos na administração pública. Gerenciamento de Riscos Corporativos – Estrutura Integrada do COSO. ISO 31000. Abordagens da Norma AS/NZS – 4360:2004.

Contabilidade Empresarial

Conceitos e definições, contabilidade como planejamento, controle. Campo de aplicação. finalidade e objetivos da Contabilidade. Técnicas Contábeis e Princípios Fundamentais de Contabilidade. Definições e Características da situação Patrimonial e Componentes Patrimoniais. Atos e fatos Administrativos e Representação gráfica dos Estados Patrimoniais. Conceitos e características das contas patrimoniais e de resultados. Estruturação de um plano de contas, agrupamento de contas do Balanço Patrimonial e de Resultado. Livros Fiscais e Contábeis, obrigatórios e auxiliares. Partidas Dobradas: processo de contabilização; lançamentos contábeis; métodos e processo. Regime de Competência e Encerramento das contas de receitas e Despesas. Balancete de Verificação: Processo de Elaboração e Balanço Patrimonial. Procedimentos para elaboração do Balanço, etapas para elaboração do Balanço Patrimonial. Demonstração de Resultado do Exercício: classificação de receitas e despesas e estruturação do demonstrativo. Demonstração do Fluxo de Caixa. Demonstração do Valor Adicionado. Noções de Comércio e Instituições Comerciais. Sociedades Comerciais. Compra e venda de mercadorias. Apuração de ICMS e IPI a pagar. Apuração da ficha de estoques pelos métodos: UEPS; PEPS e Média Ponderada. Cálculo da depreciação e amortização. Folha de Pagamento e Provisões. Encargos Sociais. Descontos com duplicatas. Seguros. Plano de Contas. Constituição de Empresas. Apuração Contábil do Resultado. Operações Financeiras. Perdas Estimadas em Créditos de Liquidação Duvidosa.

Administração Financeira

A decisão de financiamento. Capital de giro. Análise funcional ou dinâmica. Análise de risco em decisões de investimento. Planejamento do desempenho financeiro futuro. Avaliação do desempenho financeiro. Financiamento das operações. Avaliando oportunidades de investimento. Administração do crescimento.

Análise de Investimentos 

Introdução à avaliação de empresas. Valor de mercado das empresas. CAPM: modelo de precificação de ativos financeiros. Rating do Brasil: agências de classificação de risco. Taxa interna de retorno (TIR). Payback simples. Fluxo de caixa descontado: valor presente líquido (VPL). Fundos de private equity. Fusões e aquisições.

Gestão do Conhecimento

Conhecimento e Sociedade. Conhecimento e Organizações. Criação do conhecimento e valor. Metas de conhecimento nas organizações. Avaliação do conhecimento nas organizações. Gestão do conhecimento em ambiente globalizado. Redes de conhecimento. Conhecimento e Inovação. Capital Intelectual. Aprendizagem Organizacional. Inteligência Competitiva. Gestão Estratégica de Competências. Universidade Corporativa. Ferramentas para medição do conhecimento. Compartilhamento de conhecimento organizacional. Principais desafios para a gestão do conhecimento.

Governança Corporativa

 A importância da governança corporativa. A administração em seus níveis operacional, tático e estratégico. A empresa como sistema e seu ambiente. Transparência. Tipos de conflitos estruturação da governança corporativa e sustentação legal. Os pilares de sustentação da governança corporativa. Áreas meio e áreas fim, Staff e linha. Assembleia, conselho de administração, presidência, conselho fiscal, comitês. Importância e características do conselho. Bovespa e os níveis de governança. Fraudes contábeis. Gestão de conflitos no ambiente organizacional. Implicação da lei SOX para as empresas brasileiras. Objetivo dos investidores. Objetivo e responsabilidades do conselho de administração. Principais indicadores da saúde financeira. Rentabilidade.  

Projeto de Pesquisa

Desenvolvimento de um projeto de pesquisa segundo as técnicas e métodos de pesquisa em uma área de concentração do mestrado.

Seminário de Pesquisa

Desenvolvimento de uma dissertação de mestrado.

Ao realizar o pagamento dessa matrícula o aluno se responsabiliza e garante ter toda a documentação necessária descrita abaixo.

A seleção dos alunos é realizada seguindo critérios rigorosos de admissão, elaborado com base em análise do perfil do candidato por meio de verificação de currículo. Nosso objetivo é criar grupos com elevado potencial de desenvolvimento e formar verdadeiros líderes do futuro.

O processo seletivo é feito através da análise do seu currículo profissional, carta de intenção (objetivos) em relação ao mestrado e documentos. Segue a relação de documentos que devem ser usados:
a) Diploma da graduação (frente e verso);
b) RG e CPF (frente e verso);
c) Comprovante de endereço;
d) Currículo Profissional;
e) Carta de Intenção – A carta de Intenção consiste em uma breve dissertação que visa explicar os objetivos e que o candidato almeja atingir uma vez que conclua o mestrado. Uma análise desse documento busca o sentido dos aspectos subjetivos das intenções pessoais e profissionais dos futuros mestres.

Envio da Documentação e Aprovação.

Após o pagamento da matrícula, o aluno tem até 5 dias para a entrega dos documentos e assim prosseguir com o curso. O Valor da matrícula não é reembolsável.

Após a entrega e aprovação da sua documentação, o aluno receberá, em até 7 dias úteis, os dados (login e senha) para acesso à plataforma de estudo.

Esses dados irão permitir que o aluno acesse o portal do aluno (Ambientação, Sala de aula, Fóruns e atividades). Nesse ambiente, está disponível o contato com a secretaria e com os professores.

O diploma do mestrado é emitido pela Word Christian University, pessoa jurídica de direito privado, com registros federais EIN 38-4120071, apresentação 7350 Futures Drive 18 – Orlando, FL, 32819, EUA. A WCU possui acreditação para operar nos Estados Unidos da América da Secretaria de Educação do Estado da Flórida. (https://web02.fldoe.org/CIE/Religious/ReligiousInstitutions.aspx).

Cada país tem suas próprias regras quando se trata de convalidação de diplomas, sendo de responsabilidade do estudante esta verificação junto aos órgãos competentes. Para o Brasil, o processo de reconhecimento de diplomas de mestrado está explicado, integralmente, no Portal Carolina Bori (http://carolinabori.mec.gov.br/).

As principais normas legais que tratam do processo de reconhecimento são: a) Resolução nº 3 do CNE de 22 de junho de 2016; b) Portaria Normativa no 022, MEC de 13 de dezembro de 2016. Os diplomas de mestrado expedidos por universidades estrangeiras só serão aceitos por universidades brasileiras (públicas ou privadas) que possuam os cursos de pós-graduação aprovados e reconhecidos na área de conhecimento e em nível equivalente ou superior.

A WCU possui em solo brasileiro a empresa Venkon_EDU como parceira para auxílio no processo de reconhecimento do título de mestrado emitidos pela WCU por universidades brasileiras. Desta forma, a Venkon disponibiliza aos seus alunos apoio institucional para o encaminhamento e acompanhamento dos processos de reconhecimento dos diplomas nas universidades brasileiras.

A Venkon compromete-se, por contrato, a devolver os recursos investidos, integralmente, pelos alunos no mestrado caso não haja sucesso no processo de reconhecimento do diploma dos alunos da WCU, por universidade brasileira, em um prazo de 18 (dezoito) meses, após a defesa da dissertação, aprovação e correspondente titulação do aluno, desde que o aluno proceda ao processo de reconhecimento de seu título por universidade brasileira indicada pela Venkon e siga as orientações relevantes, conforme a legislação brasileira. Importante: o custo do processo de reconhecimento junto à universidade brasileira já está incluso nas parcelas mensais de pagamento do curso, não havendo, portanto, nenhuma taxa extra para o serviço. Esta garantia não se aplica a alunos oriundos do programa de bolsas 100% (cem por cento). 

Matrícula: R$ 400,00

Valor do Mestrado: 
À vista (boleto): R$ 26.595,00

Parcelado: 
Cartão recorrente ou boleto: 
30 x  R$ 985,00

​Taxa de Defesa: R$ 1.500

Ficou com alguma dúvida? Fale com a gente!

Estude em uma das melhores Instituições EAD do país.
Certificação Nacional e Internacional.