Mestrado em Administração de Organizações Públicas

  • Mestrados EAD
  • Mestrado em Administração de Organizações Públicas

Mestrado em Administração de Organizações Públicas

O objetivo geral do Programa é preparar profissionais capazes de elaborar projetos de pesquisa na área da gestão pública e do desenvolvimento setorial e territorial, amparados no estado da arte dos conhecimentos científicos, que possam identificar situações-problemas e apresentar possíveis soluções.

900h

R$ 400,00

30 x R$ 890,00

A WCU é uma instituição de ensino superior credenciada, nos EUA, a oferecer cursos distribuídos em programas de extensão, graduação, especialização, mestrado e doutorado. Estes programas reconhecidos, globalmente, estão beneficiando estudantes de muitos países.

Com metodologia de ensino a distância, o Mestrado em Administração de Organizações Públicas foi concebido para o desenvolvimento de competências nas áreas relacionadas aos aspectos gestão pública focadas no desenvolvimento setorial e territorial.

O mestrado tem a duração de dois anos com a carga horária de 900 horas.

A equipe acadêmica do Mestrado em Administração de Organizações Públicas é composta por professores doutores com significativa produção na área e provenientes de diversas instituições de ensino, públicas e privadas do Brasil. 

Durante os estudos, o aluno contará com vídeo aulas, livros digitais, biblioteca virtual, vídeo conferências ao vivo com os doutores do programa, bem como fóruns de dúvidas e avaliação do aprendizado. Todos os eventos do curso são a distância, na língua portuguesa, inclusive orientações para a construção da dissertação e defesa do trabalho em banca.

O aluno ainda conta com acesso à plataforma de pesquisa Web of Science. Na Web of Science o processo de seleção meticuloso de revistas científicas indexadas permite que o aluno obtenha a informação mais confiável, integrada e multidisciplinar da comunidade de pesquisa mundial para completar seu cenário geral de pesquisa. E tudo isso está relacionado com vocabulário padrão, conteúdo vinculado e métricas de citação para várias fontes.

A Coleção Principal da Web of Science é composta por 100 anos de pesquisa valiosa, totalmente indexada e pesquisada, com ferramentas integradas na Web of Science que o ajudam a rastrear pesquisas e citações ao longo do tempo, e inclui: Science Citation Index Expanded (SCIE); Social Sciences Citation Index (SSCI); e Arts & Humanities Citation Index (AHCI).

Coordenação Acadêmica

Prof. Dr. JAMES LUIZ VENTURI 

Currículo Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/7485768691149298

MINI-CURRICULO: Possui Graduação em Administração de Empresas pela Fundação Educacional do Alto Vale do Itajaí; Especialização em Administração Rural e Gestão de Programas de Reforma Agrária e Assentamento, ambos pela Universidade Federal de Lavras/MG; Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade do Vale do Itajaí; Especialização em Educación, Ciencia y Tecnología pela Universidad Nacional de Pilar; Mestrado em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí; Doutorado em Ciencias Empresariales pela Universidad Autónoma de Asunción e Universidad de Jaén (Espanha). Foi consultor do SEBRAE/SC. Pesquisador do Grupo Interuniversitario de Investigación Social pela Universidad de Cantábria e do Programa de Investigación y Extensión y Facultad de Ciencias, Tecnología de Artes da Universidad Nacional de Pilar; Pesquisador da Facultad Politecnica da Universidad Nacional del Este; Pesquisador pelo Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología (CONACYT) Paraguay. Professor de pós-graduação em diversas instituições no Brasil e no Paraguai; Diretor de pósgraduação, Editor de Revista Científica. Tem experiência como coordenador de curso; coordenador de mestrados e doutorados; Diretor acadêmico e administrativo de faculdade. Autor de mais de 20 livros completos ou capítulos. Tem experiência em Administração, Desenvolvimento Gerencial, Empreendedorismo, Planejamento, Gestão da qualidade, Gestão de restaurantes. Diretor de Projetos e Captação de Recursos da Associação Empresarial de Itapema. Presidente da Agência de Desenvolvimento Regional da Costa Esmeralda. Membro do Conselho Municipal de Turismo de Itapema e do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Itapema. Diretor Institucional da Universitas Lucius Annaeus Seneca (UNILAS).

 

Objetivos do mestrado e perfil do profissional a ser formado

O Mestrado em Administração de Organizações Públicas tem como objetivo estimular a produção de conhecimento no campo científico, bem como preparar pessoas capazes de terem autonomia e independência de ação no campo acadêmico e científico.

O objetivo geral do Programa é preparar profissionais capazes de elaborar projetos de pesquisa na área da gestão pública e do desenvolvimento setorial e territorial, amparados no estado da arte dos conhecimentos científicos, que possam identificar situações-problemas e apresentar possíveis soluções.

Os formandos do Mestrado deverão:

  1. Identificar problemas que afetam as organizações no que se refere aos aspectos relacionados a gestão pública,
  2. Realizar projetos de investigação de forma original e inovadores que permitam o avanço do conhecimento científico, e
  3. Definir, estabelecer e gerenciar programas e políticas públicas que promovam avanço científico.

 

Área de Concentração

  1. a) Gestão Pública: desenvolvimento setorial e territorial.

Busca desenvolver pesquisas científicas no que se refere a gestão pública e políticas para o desenvolvimento setorial e territorial. 5. Linhas de Pesquisa

  1. Gestão pública

Pesquisas relacionadas às atribuições do gestor público, nas esferas do executivo e legislativo, em âmbito municipal e a práxis política da gestão.

  1. Políticas públicas para o desenvolvimento

Pesquisas relacionadas ao estudo e compreensão das demandas municipais em relação ao desenvolvimento social e econômico.

 

Público Alvo

  1. a) Profissionais de nível superior interessados em desenvolver a pesquisa no campo da gestão de políticas públicas ou que desejam atuar na docência universitária.

Matriz Curricular 

O Mestrado em Administração de Organizações Públicas é composto das seguintes disciplinas:

Disciplina

Carga Horária

Métodos e Técnicas de Pesquisa

240 h

Gestão de Políticas Públicas

60 h

Planejamento Urbano e Ambiental

60 h

Controles Externos e Internos na Administração Pública

60 h

Governança na Gestão Pública

60 h

Avaliação no Setor Público

60 h

Marketing Público

60 h

Elaboração e Implantação de Políticas Públicas

60 h

Projeto de Pesquisa

60 h

Seminário de Pesquisa

180 h

Total

900 h

Orientações e Defesa da Dissertação:

O aluno terá orientação de um professor doutor durante o projeto, a pesquisa e a redação da dissertação. 

O aluno submeterá sua dissertação para a qualificação, sendo aprovada será agendada defesa que será on-line para uma banca de doutores.

 

Ementas das Disciplinas

O conteúdo das disciplinas segue o estado da arte da área de conhecimento, tendo como base um livro texto e demais abordagens apresentadas pelos professores, priorizando a formação do grupo e as temáticas de investigação.

Métodos e Técnicas de Pesquisa

O senso comum e a ciência. Definições de ciência. Os tipos de conhecimento. Evolução da ciência no tempo. Pesquisa. Metodologia da Pesquisa. Métodos e técnicas de pesquisa. Elaboração de artigos científicos.  Metodologia do texto. Fichamento. Da ideia ao projeto de pesquisa. Estudo de caso. Relato de experiência. Estrutura do projeto. Revisão de literatura e estado da arte. Normas técnicas.

Gestão de Políticas Públicas 

Ciclo das políticas públicas. Implementação de políticas públicas. Políticas públicas transversais. Fontes de recursos. 

Planejamento Urbano e Ambiental 

Desenvolvimento urbano sustentável. Poluição urbana. Estatuto das cidades. Planejamento territorial. Planejamento ambiental. Planejamento urbano. 

Controles Externos e Internos na Administração Pública 

Mecanismos de controle e sua aplicabilidade. Elementos do controle público. Legislação aplicada. Processo político. 

Governança na Gestão Pública 

Governança e accountability. Governabilidade. Mecanismos e componentes práticos da governança. Gestão cidadã.

Avaliação no Setor Público 

Conceituação da avaliação no setor público. Avaliação de desempenho econômico, político   e financeiro. 

Marketing Público

Marketing do setor público versus marketing político: o conflito entre o interesse público e o interesse dos agentes políticos. A melhoria dos serviços e a satisfação dos cidadãos como clientes do serviço público. Aplicação de ferramentas de marketing no setor público. Criação de identidade de marca para os programas/serviços públicos. Criação de marca-cidade e marcalugar. Entendendo as práticas de marketing aplicado ao setor público. Execução e determinação das responsabilidades pela condução da publicidade aplicada.

Elaboração e implantação de políticas públicas 

O problema público. Origem das políticas públicas. Equipe multifuncional e executora da política pública. Cenário das políticas públicas. Aspectos legais. 

Projeto de Pesquisa

Desenvolvimento de um projeto de pesquisa segundo as técnicas e métodos de pesquisa em uma área de concentração do mestrado.

Seminário de Pesquisa

Desenvolvimento de uma dissertação de mestrado.

Ao realizar o pagamento dessa matrícula o aluno se responsabiliza e garante ter toda a documentação necessária descrita abaixo.

A seleção dos alunos é realizada seguindo critérios rigorosos de admissão, elaborado com base em análise do perfil do candidato por meio de verificação de currículo. Nosso objetivo é criar grupos com elevado potencial de desenvolvimento e formar verdadeiros líderes do futuro.

O processo seletivo é feito através da análise do seu currículo profissional, carta de intenção (objetivos) em relação ao mestrado e documentos. Segue a relação de documentos que devem ser usados:
a) Diploma da graduação (frente e verso);
b) RG e CPF (frente e verso);
c) Comprovante de endereço;
d) Currículo Profissional;
e) Carta de Intenção – A carta de Intenção consiste em uma breve dissertação que visa explicar os objetivos e que o candidato almeja atingir uma vez que conclua o mestrado. Uma análise desse documento busca o sentido dos aspectos subjetivos das intenções pessoais e profissionais dos futuros mestres.

Envio da Documentação e Aprovação.

Após o pagamento da matrícula, o aluno tem até 5 dias para a entrega dos documentos e assim prosseguir com o curso. O Valor da matrícula não é reembolsável.

Após a entrega e aprovação da sua documentação, o aluno receberá, em até 7 dias úteis, os dados (login e senha) para acesso à plataforma de estudo.

Esses dados irão permitir que o aluno acesse o portal do aluno (Ambientação, Sala de aula, Fóruns e atividades). Nesse ambiente, está disponível o contato com a secretaria e com os professores.

O diploma do mestrado é emitido pela Word Christian University, pessoa jurídica de direito privado, com registros federais EIN 38-4120071, apresentação 7350 Futures Drive 18 – Orlando, FL, 32819, EUA. A WCU possui acreditação para operar nos Estados Unidos da América da Secretaria de Educação do Estado da Flórida. (https://web02.fldoe.org/CIE/Religious/ReligiousInstitutions.aspx).

Cada país tem suas próprias regras quando se trata de convalidação de diplomas, sendo de responsabilidade do estudante esta verificação junto aos órgãos competentes. Para o Brasil, o processo de reconhecimento de diplomas de mestrado está explicado, integralmente, no Portal Carolina Bori (http://carolinabori.mec.gov.br/).

As principais normas legais que tratam do processo de reconhecimento são: a) Resolução nº 3 do CNE de 22 de junho de 2016; b) Portaria Normativa no 022, MEC de 13 de dezembro de 2016. Os diplomas de mestrado expedidos por universidades estrangeiras só serão aceitos por universidades brasileiras (públicas ou privadas) que possuam os cursos de pós-graduação aprovados e reconhecidos na área de conhecimento e em nível equivalente ou superior.

A WCU possui em solo brasileiro a empresa Venkon_EDU como parceira para auxílio no processo de reconhecimento do título de mestrado emitidos pela WCU por universidades brasileiras. Desta forma, a Venkon disponibiliza aos seus alunos apoio institucional para o encaminhamento e acompanhamento dos processos de reconhecimento dos diplomas nas universidades brasileiras.

A Venkon compromete-se, por contrato, a devolver os recursos investidos, integralmente, pelos alunos no mestrado caso não haja sucesso no processo de reconhecimento do diploma dos alunos da WCU, por universidade brasileira, em um prazo de 18 (dezoito) meses, após a defesa da dissertação, aprovação e correspondente titulação do aluno, desde que o aluno proceda ao processo de reconhecimento de seu título por universidade brasileira indicada pela Venkon e siga as orientações relevantes, conforme a legislação brasileira. Importante: o custo do processo de reconhecimento junto à universidade brasileira já está incluso nas parcelas mensais de pagamento do curso, não havendo, portanto, nenhuma taxa extra para o serviço. Esta garantia não se aplica a alunos oriundos do programa de bolsas 100% (cem por cento). 

Matrícula: R$ 400,00

Valor do Mestrado: 
À vista (boleto): R$ 23.700,00

Parcelado: 
Cartão recorrente ou boleto: 
30 x  R$ 890,00

​Taxa de Defesa: R$ 1.500

Ficou com alguma dúvida? Fale com a gente!

Estude em uma das melhores Instituições EAD do país.
Certificação Nacional e Internacional.