Mestrado em Educação

Mestrado em Educação

Com metodologia de ensino a distância, o Mestrado em Educação foi concebido para o desenvolvimento de competências para o ensino, pesquisa e ação pedagógica e de gestão em organizações ou sistemas de ensino e pesquisa.

900h

R$ 400,00

30 x R$ 785,00

A WCU é uma instituição de ensino superior credenciada, nos EUA, a oferecer cursos distribuídos em programas de extensão, graduação, especialização, mestrado e doutorado. Estes programas reconhecidos, globalmente, estão beneficiando estudantes de muitos países.

Com metodologia de ensino a distância, o Mestrado em Educação foi concebido para o desenvolvimento de competências para o ensino, pesquisa e ação pedagógica e de gestão em organizações ou sistemas de ensino e pesquisa.

O mestrado tem a duração de dois anos com a carga horária de 900 horas.

A equipe acadêmica do Mestrado em Educação é composta por professores doutores com significativa produção na área e provenientes de diversas instituições de ensino, públicas e privadas do Brasil. 

Durante os estudos, o aluno contará com vídeo aulas, livros digitais, biblioteca virtual, vídeo conferências ao vivo com os doutores do programa, bem como fóruns de dúvidas e avaliação do aprendizado. Todos os eventos do curso são a distância, na língua portuguesa, inclusive orientações para a construção da dissertação e defesa do trabalho em banca.

O aluno ainda conta com acesso à plataforma de pesquisa Web of Science. Na Web of Science o processo de seleção meticuloso de revistas científicas indexadas permite que o aluno obtenha a informação mais confiável, integrada e multidisciplinar da comunidade de pesquisa mundial para completar seu cenário geral de pesquisa. E tudo isso está relacionado com vocabulário padrão, conteúdo vinculado e métricas de citação para várias fontes.

A Coleção Principal da Web of Science é composta por 100 anos de pesquisa valiosa, totalmente indexada e pesquisada, com ferramentas integradas na Web of Science que o ajudam a rastrear pesquisas e citações ao longo do tempo, e inclui: Science Citation Index Expanded (SCIE); Social Sciences Citation Index (SSCI); e Arts & Humanities Citation Index (AHCI).

Coord. Dra. Mônica Togatlian

Possui graduação em Pedagogia e Mestrado em Psicologia Social. Atualmente Diretora da Pós-graduação Nacional do Grupo Estácio Participações, atuou como Pró-Reitora de Pósgraduação da Universidade Estácio de Sá, após ter sido Diretora de Campus, Gerente Acadêmica de Núcleo e Coordenadora de Pólo Presencial de Educação à Distância. É docente da Universidade Estácio de Sá nas disciplinas: Metodologia Científica, Psicologia na Saúde, Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Trabalho de Conclusão de Curso, Metodologia dos Estudos no Direito e Avaliação Institucional.

Objetivos do mestrado e perfil do profissional a ser formado

O Mestrado em Educação apresenta uma estrutura curricular focando a articulação entre conhecimento atualizado, domínio da metodologia pertinente e aplicação orientada para o campo de atuação profissional específico.

  1. Estimular a produção de conhecimento no campo da educação, sociedade e ambiente;
  2. Qualificar educadores construindo conhecimentos em educação, sociedade e ambiente;
  3. Formar profissionais capazes de desenvolver projetos interventivos no campo da educação, sociedade e ambiente.
  4. Desenvolver habilidades que auxiliem na produção e construção de conhecimentos tendo em vista, os avanços das concepções educacionais, didáticas pedagógicas das metodologias de pesquisa, da sociedade e do meio ambiente.

Os formandos do Mestrado em Educação deverão:

  1. Demonstrar habilidade para analisar problemas e processos, avaliar, apresentar soluções de problemas no campo da educacional.
  2. Ter capacidade para apresentar ideias e conclusões de forma oral e escrita, de maneira compreensível para os outros;
  3. Demonstrar capacidade de entender relações entre diferentes realidades, compreendendo a relação entre teoria e prática;
  4. Dispor de uma visão holística, possibilitando o entendimento da estrutura e do funcionamento do campo de conhecimento do processo educativo.

 

Áreas de Concentração

  1. Inovação e Práticas Pedagógicas; e
  2. Avaliação da aprendizagem.

 

Linhas de Pesquisa

A área de concentração do programa de Mestrado em Educação é composta por duas linhas de pesquisas que possibilitam ao acadêmico uma visão ampla do processo educativo, promovendo a mobilidade de pesquisa nos vários campos e temáticas da educação. O programa concentra suas atividades de pesquisas curriculares nas práticas educacionais e avaliação do aprendizado a partir dos contextos da educação.

Público Alvo

  1. a) Profissionais de nível superior interessados em desenvolver a pesquisa em Educação ou que desejam atuar na docência universitária. 

 Matriz Curricular

O Mestrado em Educação é composto dos seguintes módulos e disciplinas:

Primeiro semestre

Disciplina

Carga Horária

Métodos e Técnicas de Pesquisa

240 h

Fundamentos Gerais da Educação

60 h

Teorias da Aprendizagem

60 h

Psicologia da Educação

60 h

Avaliação da Educação e da aprendizagem

60 h

Escola e Sociedade

60 h

Sociologia da Educação

60 h

Currículo Estruturado

60 h

Projeto de Pesquisa

60 h

Seminário de Pesquisa

180 h

Total

900 h

Orientações e Defesa da Dissertação:

O aluno terá orientação de um professor doutor durante o projeto, a pesquisa e a redação da dissertação. 

O aluno submeterá sua dissertação para a qualificação, sendo aprovada será agendada defesa que será on-line para uma banca de doutores.

Ementas das Disciplinas

O conteúdo das disciplinas segue o estado da arte da área de conhecimento, tendo como base um livro texto e demais abordagens apresentadas pelos professores, priorizando a formação do grupo e as temáticas de investigação.

Métodos e Técnicas de Pesquisa

O senso comum e a ciência. Definições de ciência. Os tipos de conhecimento. Evolução da ciência no tempo. Pesquisa. Metodologia da Pesquisa. Métodos e técnicas de pesquisa. Elaboração de artigos científicos.  Metodologia do texto. Fichamento. Da ideia ao projeto de pesquisa. Estudo de caso. Relato de experiência. Estrutura do projeto. Revisão de literatura e estado da arte. Normas técnicas. Fundamentos Gerais da Educação: 

A disciplina visa o estudo dos conceitos estruturadores da educação sob o enfoque sociológico, filosófico, histórico e psicológico, relacionados às tendências pedagógicas. O papel da escola nas formações sociais e suas dimensões político-pedagógicas como direito social. O fenômeno educativo e suas dimensões teóricas e prático. 

Teorias da Aprendizagem: 

História da Psicologia Cognitiva. Construtivismo. Teoria Histórico-Cultural. Aprendizagem Significativa. Teoria dos Campos Conceituais. Teoria da Formação por Etapas das Ações Mentais. Representações Mentais. 

Psicologia da Educação: 

A psicologia como ferramenta para a educação. A influência do meio social e as tecnologias, e a influência da família (ou falta dela) no desenvolvimento da criança. O desenvolvimento cognitivo desde a primeira infância e a escola como espaço educativo e formativo. A influência do adulto na tarefa educativa. A dimensão “psi” e o fracasso escolar. A questão da violência, da diferença e do campo transferencial na relação social. O campo da ética e o malestar na educação. 

Avaliação da Educação e da aprendizagem: 

A avaliação frente ao respeito étnico, cultural, filosófico e político; avaliação institucional e planejamento; as políticas públicas de avaliação; SAEB – histórico, objetivo, reflexão crítica; avaliação e abordagem na proposta pedagógica; avaliação da aprendizagem: conceito, objetivos, formas e apresentação de resultados. 

Escola e Sociedade:

Conceituação de sociedade e de comunidade; homem e vida coletiva; a escola como espaço de viver junto e aprender junto; comunidade, escola e papel do entorno; a violência contra a escola e no seu interior.

Sociologia da Educação: 

Sociologia e educação; Sociologia da educação no Brasil; Educação e família; infância e juventude; Escola; Estratificação social; Movimentos sociais; Estado; Profissão docente.

Currículo Estruturado:

Implementação de programas pedagógicos – função social da escola. A escola, locus de produção, transmissão, assimilação do conhecimento científico. Determinação histórica, cultural, epistemológica, social e ideológica do currículo. Paradigmas técnico, prático e crítico e suas implicações para o processo de desenvolvimento curricular. O Projeto Pedagógico. Parâmetros Curriculares Nacionais. Adaptações curriculares. Estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais. 

Projeto de Pesquisa:

Concepção da pesquisa científica. Tipologia da pesquisa. Elaboração de projetos de pesquisa. 

Seminário de Pesquisa

Desenvolvimento de uma dissertação de mestrado.

Ao realizar o pagamento dessa matrícula o aluno se responsabiliza e garante ter toda a documentação necessária descrita abaixo.

A seleção dos alunos é realizada seguindo critérios rigorosos de admissão, elaborado com base em análise do perfil do candidato por meio de verificação de currículo. Nosso objetivo é criar grupos com elevado potencial de desenvolvimento e formar verdadeiros líderes do futuro.

O processo seletivo é feito através da análise do seu currículo profissional, carta de intenção (objetivos) em relação ao mestrado e documentos. Segue a relação de documentos que devem ser usados:
a) Diploma da graduação (frente e verso);
b) RG e CPF (frente e verso);
c) Comprovante de endereço;
d) Currículo Profissional;
e) Carta de Intenção – A carta de Intenção consiste em uma breve dissertação que visa explicar os objetivos e que o candidato almeja atingir uma vez que conclua o mestrado. Uma análise desse documento busca o sentido dos aspectos subjetivos das intenções pessoais e profissionais dos futuros mestres.

Envio da Documentação e Aprovação.

Após o pagamento da matrícula, o aluno tem até 5 dias para a entrega dos documentos e assim prosseguir com o curso. O Valor da matrícula não é reembolsável.

Após a entrega e aprovação da sua documentação, o aluno receberá, em até 7 dias úteis, os dados (login e senha) para acesso à plataforma de estudo.

Esses dados irão permitir que o aluno acesse o portal do aluno (Ambientação, Sala de aula, Fóruns e atividades). Nesse ambiente, está disponível o contato com a secretaria e com os professores.

O diploma do mestrado é emitido pela Word Christian University, pessoa jurídica de direito privado, com registros federais EIN 38-4120071, apresentação 7350 Futures Drive 18 – Orlando, FL, 32819, EUA. A WCU possui acreditação para operar nos Estados Unidos da América da Secretaria de Educação do Estado da Flórida. (https://web02.fldoe.org/CIE/Religious/ReligiousInstitutions.aspx).

Cada país tem suas próprias regras quando se trata de convalidação de diplomas, sendo de responsabilidade do estudante esta verificação junto aos órgãos competentes. Para o Brasil, o processo de reconhecimento de diplomas de mestrado está explicado, integralmente, no Portal Carolina Bori (http://carolinabori.mec.gov.br/).

As principais normas legais que tratam do processo de reconhecimento são: a) Resolução nº 3 do CNE de 22 de junho de 2016; b) Portaria Normativa no 022, MEC de 13 de dezembro de 2016. Os diplomas de mestrado expedidos por universidades estrangeiras só serão aceitos por universidades brasileiras (públicas ou privadas) que possuam os cursos de pós-graduação aprovados e reconhecidos na área de conhecimento e em nível equivalente ou superior.

A WCU possui em solo brasileiro a empresa Venkon_EDU como parceira para auxílio no processo de reconhecimento do título de mestrado emitidos pela WCU por universidades brasileiras. Desta forma, a Venkon disponibiliza aos seus alunos apoio institucional para o encaminhamento e acompanhamento dos processos de reconhecimento dos diplomas nas universidades brasileiras.

A Venkon compromete-se, por contrato, a devolver os recursos investidos, integralmente, pelos alunos no mestrado caso não haja sucesso no processo de reconhecimento do diploma dos alunos da WCU, por universidade brasileira, em um prazo de 18 (dezoito) meses, após a defesa da dissertação, aprovação e correspondente titulação do aluno, desde que o aluno proceda ao processo de reconhecimento de seu título por universidade brasileira indicada pela Venkon e siga as orientações relevantes, conforme a legislação brasileira. Importante: o custo do processo de reconhecimento junto à universidade brasileira já está incluso nas parcelas mensais de pagamento do curso, não havendo, portanto, nenhuma taxa extra para o serviço. Esta garantia não se aplica a alunos oriundos do programa de bolsas 100% (cem por cento). 

Matrícula: R$ 400,00

Valor do Mestrado: 
À vista (boleto): R$ 21.300,00

Parcelado: 
Cartão recorrente ou boleto: 
30 x  R$ 785,00

​Taxa de Defesa: R$ 1.500

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