Mestrado em Negócios Internacionais

Mestrado em Negócios Internacionais

Mestrado em Negócios Internacionais

Formação de executivos para que obtenham conhecimentos profundos tanto em
áreas específicas dos negócios, quanto em internacionalização de empresas.

1.280h

R$ 400,00

30 x R$ 890,00

 

Os programas convencionais de Mestrados em Administração centram-se em aprendizagem de modelos que prestam pouca ou nenhuma atenção à estratégia da empresa ou à experiência baseada em casos complexos. Como consequência, estes programas têm formado especialistas com perfis ajustados a funções operacionais e em funções intermediárias na empresa, o que resulta que raramente estejam preparados a assumir posições mais avançadas na empresa ou que trabalhem com a tomada de decisões e riscos.

Ainda, estes programas convencionais baseiam-se em estudos amplos da gestão com pouca profundidade em conhecimentos específicos, pois focam na formação de executivos para a baixa gerência principalmente.

Nosso foco está em formar executivos que tenham conhecimentos profundos tanto em áreas específicas dos negócios, quanto em internacionalização de empresas. Por esta razão, somos diferentes e buscamos formar os melhores talentos das organizações brasileiras.

Procuramos candidatos dispostos a assumir desafios intelectuais que exigem concentração, o raciocínio lógico dedutivo e capacidade de tratar assuntos diferentes ao mesmo tempo, preparados a trabalhar com prazos apertados e, principalmente, determinação para concluir com êxito o programa.

A WCU é uma instituição de ensino superior credenciada, nos EUA, a oferecer cursos distribuídos em programas de extensão, graduação, especialização, mestrado e doutorado. Estes programas reconhecidos, globalmente, estão beneficiando estudantes de muitos países.

Com metodologia de ensino a distância, o Mestrado em Negócios Internacionais foi concebido para o desenvolvimento de competências para o ensino, pesquisa e ação executiva em organizações globais.

O mestrado tem a duração de dois anos com a carga horária de 1.280 horas.

A equipe acadêmica do Mestrado em Negócios Internacionais é composta por professores doutores com significativa produção na área e experiência profunda em Negócios Internacionais. 

 

Durante os estudos, o aluno contará com vídeo aulas, livros digitais, biblioteca virtual, vídeo conferências ao vivo com os doutores do programa, bem como fóruns de dúvidas e avaliação do aprendizado. Todos os eventos do curso são a distância, na língua portuguesa, inclusive orientações para a construção da dissertação e defesa do trabalho em banca.

O aluno ainda conta com acesso à plataforma de pesquisa Web of Science. Na Web of Science o processo de seleção meticuloso de revistas científicas indexadas permite que o aluno obtenha a informação mais confiável, integrada e multidisciplinar da comunidade de pesquisa mundial para completar seu cenário geral de pesquisa. E tudo isso está relacionado com vocabulário padrão, conteúdo vinculado e métricas de citação para várias fontes.

A Coleção Principal da Web of Science é composta por 100 anos de pesquisa valiosa, totalmente indexada e pesquisada, com ferramentas integradas na Web of Science que o ajudam a rastrear pesquisas e citações ao longo do tempo, e inclui: Science Citation Index Expanded (SCIE); Social Sciences Citation Index (SSCI); e Arts & Humanities Citation Index (AHCI).

Este mestrado conta com cooperação acadêmica entre a WCU e o SANFI.

O Santander Financial Institute (SANFI) é um centro de estudos especializado no setor financeiro e referência internacional nesse campo.

 Coordenação Acadêmica
Prof. Dr. VLADIMIR ENRIQUE SILVA VERA
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Licenciatura em História e Geografia – Universidade de Santiago de Chile. Licenciatura em Ciências Jurídicas e Sociais. Universidade de São Paulo USP. Especialização en Direito de Empresarial Universidade de São Paulo USP. Especialização em Docência Universitária
Uniceub. Pós-graduação em Direito Administrativo Centro Universitário de Brasília
Uniceub. Mestrado em Psicologia e Educação Centro Universitário de Brasília Uniceub. Pósgraduação em Finanças e Mercado de Capitais Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais. Brasil. Doutorado em Direito pela Atenas College (EUA).
EXPERIENCIA PROFISSIONAL
Assesor jurídico da Câmara Municipal de São Paulo, Brasil. Assesor jurídico da
Superintendência Económica do Nordeste, São Paulo, Brasil. Administrador Municipal da Prefeitura de Independência (Santiago Norte), Santiago, Chile. Advogado em Santiago do Chile (área penal, empresarial, laboral y civil). Professor da Fundação CESPE da Universidade de Brasília Unb.

 Objetivos do mestrado e perfil do profissional a ser formado
O Mestrado tem como objetivo estimular a produção de conhecimento no campo da Administração de Negócios Internacionais, bem como formar pessoas capazes de ter autonomia e independência de ação em empresas internacionais.
Objetiva, ainda, desenvolver habilidades na produção e transmissão de conhecimentos em Administração, tendo em vista os avanços das concepções didáticas e pedagógicas e das metodologias de pesquisa.
Por fim, o Mestrado objetiva formar profissionais habilitados em análise de maior
abrangência e profundidade na resolução de problemas de Negócios Internacionais.

A WCU pretende formar Mestres com espírito crítico, capazes de utilizar o instrumental teórico e prático do conhecimento de Negócios e também de mostrar soluções para problemas enfrentados pelas empresas na área de concentração do conhecimento.

Os formandos do Mestrado deverão:
a) Demonstrar as habilidades básicas demandadas pelas empresas.
b) Demonstrar habilidade para analisar problemas de negócios e processos e gerar
e avaliar soluções para os problemas.
c) Ter capacidade para apresentar ideias e conclusões de forma oral e escrita, de
maneira compreensível para os outros.
d) Demonstrar capacidade de entender relações entre diferentes funções dentro
das organizações.
e) Dispor de uma visão integradora, possibilitando o entendimento da estrutura e
do funcionamento do campo de conhecimento da Gestão Empresarial.
Com estas características, o perfil do formando é baseado numa ampla formação em Negócios Internacionais viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades profissionais amparadas em uma percepção fundamentada na área estratégica abrangida.

Público Alvo
a) Profissionais de nível superior em contabilidade, administração de empresas,
economia ou qualquer outra área, servidores públicos nas esferas federais,
estaduais e municipais, dos poderes executivo, legislativo e judiciário e do
Ministério Público.
b) O público-alvo deverá ser possuidor de diploma em curso de Superior.

Matriz Curricular

O Mestrado em Negócios Internacionais é composto dos seguintes módulos e disciplinas:

Disciplina

Carga Horária

Geopolítica e Complexidade na América Latina e Caribe

80 h

Sistema de Comércio Exterior no Brasil

80 h

Operações de Comércio Exterior

80 h

Sistema Tributário Nacional e a Tributação do Comércio Exterior

80 h

Processos de Importação e Exportação

80 h

Contratos internacionais

80 h

Marketing Global

80 h

Internacionalização Corporativa e Negociação Internacional

80 h

Estratégias Internacionais na Europa e EUA

80 h

Estratégias Internacionais na África e Oriente Médio

80 h

Estratégias Internacionais na Ásia

80 h

Estratégias Internacionais na América Latina e Caribe

80 h

Projeto de Pesquisa

80 h

Seminário de Pesquisa

240 h

Total

1.280 h

Orientações e Defesa da Dissertação:

O aluno terá orientação de um professor doutor durante o projeto, a pesquisa e a redação da dissertação.
O aluno submeterá sua dissertação para a qualificação, sendo aprovada será agendada defesa que será on-line para uma banca de doutores.

Ementas das Disciplinas
O conteúdo das disciplinas segue o estado da arte da área de conhecimento, tendo como base um livro texto e demais abordagens apresentadas pelos professores, priorizando a formação do grupo e as temáticas de investigação.
Geopolítica e Complexidade na América Latina e Caribe
• Geopolítica: definição e evolução conceitual: Teoria da Complexidade; Sistemas caóticos dissipativos.
• Complex adaptive systems.
• O mapa geopolítico e os mercados econômicos na América Latina e Caribe.
• Linhas de falhas e interdependência econômica.
• Incertezas, turbulências e vulnerabilidades empresariais.
• Complexidade e a gramática política América Latina e Caribe.
• Responsabilidade Global e Social na América Latina e Caribe.
Sistema de Comércio Exterior no Brasil
• Considerações Gerais do Comércio Internacional/Comércio Exterior.
• Estrutura e funcionamento do Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX).
• Atribuições da Câmara de Comércio Exterior (CAMEX). Competências, atribuições e responsabilidades da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX).
• Atribuições, competência e funcionamento da Receita Federal do Brasil (SRFB).
• Sistema Financeiro Nacional e Banco Central do Brasil (BACEN).
• Atribuições do Ministério das Relações Exteriores (MRE).
• Considerações gerais da livre concorrência.
• Práticas Desleais de Comércio / Medidas de Defesa Comercial.
• Dumping e Medidas Antidumping.
• Subsídios.
• Medidas Compensatórias.
• Medidas de Salvaguarda.
Operações de Comércio Exterior
• Intervenientes.
• Sanções administrativas.
• Considerações gerais sobre: Contrabando, Descaminho e Princípio da Insignificância.
• Aspectos Penais e a representação fiscal.
• Procedimentos Especiais de Controle Aduaneiro.
• Destinação de Mercadorias.
• SISCOSERV.
• Disposições Constitucionais Relativas à Administração e Controle sobre o comércio exterior.
Sistema Tributário Nacional e a Tributação do Comércio Exterior
• Teoria Constitucional do Sistema Tributário Nacional.
• Imposto de Exportação, Imposto sobre Produtos Industrializados.
• PIS/PASEP–Importação e COFINS-Importação.
• ICMS.
• CIDE-Combustíveis.
• Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante.
• Taxa de Utilização do Mercante e Incentivos Fiscais à Exportação.
Processos de Importação e Exportação
• Marco regulatório da administração aduaneira. Regras de competência aduaneira.
• Território aduaneiro, zona primária e zona secundária aduaneira.
• Controle Aduaneiro.
• Revisão Aduaneira.
• Serviços Aduaneiros.
• Considerações gerais dos regimes aduaneiros.
• Trânsito Aduaneiro.
• Espécies de Admissão Temporária.
• Admissão temporária para aperfeiçoamento ativo.
• Drawback.
• Procedimentos Gerais de Importação e Exportação.
• Casos Especiais.
• Entreposto Aduaneiro.
• RECOF.
• Exportação Temporária.
• Loja Franca.
• Depósito Especial.
• Depósito Afiançado.
• Depósito Alfandegado
• Certificado (DAC).
• Depósito Franco.
• Repetro.
• Repex.
• Reporto.

• Recom.
• Áreas Especiais e regimes aduaneiro.
• Abandono, extravio e avaria de mercadoria.
• Perdimento.
• Penalidades.
Contratos internacionais
• A lex mercatoria e os usos e costumes do comércio internacional.
• A nova lex mercatoria e os usos e costumes do comércio internacional, a partir do século XX.
• Arbitragem comercial internacional.
• A arbitragem comercial como instrumento de adequação de práticas desleais de comércio.
• Contratos internacionais: princípios.
• A convenção de Viena de 1980 e os contratos internacionais de compra e venda de mercadorias.
• Contratos internacionais em espécie: os contratos de compra e venda; contratos de propriedade
intelectual e industrial; pagamentos e garantias nos contratos internacionais.
• As técnicas de negociação de cláusulas e contratos internacionais.
Marketing Global
• Multiculturalismo.
• Convergência/divergência dos consumidores.
• Mercados Globais: consumidores, empresas, governos e outros.
• Estratégias de entrada em mercados globais.
• Estratégias de produto global e por países.
• Marcas e posicionamento.
• Proteção intelectual.
• Análise de preços em mercados globais.
• Canais de distribuição e logística internacional.
• Publicidade e Promoção Internacional.
• Planos de Marketing Global.
• Ferramentas tecnológicas.
Internacionalização Corporativa e Negociação Internacional
• Estrutura Financeira.
• Habilidades de Gestão de Desenvolvimento.
• Liderança de equipes multiculturais.
• Inteligência Competitiva Internacional.
• Alianças estratégicas transnacionais.
• Protocolo Internacional.
• Plano de Negócios Internacionais.
Estratégias Internacionais na Europa e EUA
• Integração europeia
• Regime Jurídico da União Europeia.
• Mercado Único da UE e da União Monetária.
• A integração regional, as áreas de livre comércio e blocos comerciais (UE, NAFTA, EFTA, CEFTA e
outros).
• Fluxos de investimento.
• As relações comerciais com os EUA.
• As relações comerciais com a Rússia.
• Geopolítica e implicações comerciais.
• Relações especiais (Suíça, Noruega e outros).
Estratégias Internacionais na África e Oriente Médio
• Visão Geopolítica, Econômica e Social.
• Integração Regional (AU, AL).
• Acordos bilaterais.
• Diversidade cultural e religiosa.
• Oportunidades de investimento na agricultura, infraestrutura e serviços ao consumidor.
• Responsabilidade social e preservação ambiental.
Estratégias Internacionais na Ásia
• Panorâmica geográfica, econômica e social.
• Análise das grandes potências asiáticas (China, Índia, Japão e Coreia).
• Países consolidados e emergentes.
• Integração regional (ASEAN, ASEAN+3, SAARC, PIF, EAEC e outros).
• Acordos bilaterais.
• Importância dos fatores culturais na Ásia.
• Estrutura de mercado.
• Aspectos regulatórios.

Estratégias Internacionais na América Latina e Caribe
• Panorâmica geográfica, econômica e social.
• Integração regional (CARICOM, SICA, UNASUR).
• Análise das principais economias: México e Brasil.
• Fluxos de comércio e investimento.
• Acordos de reciprocidade.
• Acordos de desenvolvimento.
• Indicadores de negócio por setor e país.
• Fluxos de investimento.

Projeto de Pesquisa
Desenvolvimento de um projeto de pesquisa segundo as técnicas e métodos de pesquisa em uma área de concentração do mestrado.
Seminário de Pesquisa
Desenvolvimento de uma dissertação de mestrado.

Ao realizar o pagamento dessa matrícula o aluno se responsabiliza e garante ter toda a documentação necessária descrita abaixo.

A seleção dos alunos é realizada seguindo critérios rigorosos de admissão, elaborado com base em análise do perfil do candidato por meio de verificação de currículo. Nosso objetivo é criar grupos com elevado potencial de desenvolvimento e formar verdadeiros líderes do futuro.

O processo seletivo é feito através da análise do seu currículo profissional, carta de intenção (objetivos) em relação ao mestrado e documentos. Segue a relação de documentos que devem ser usados:
a) Diploma da graduação (frente e verso);
b) RG e CPF (frente e verso);
c) Comprovante de endereço;
d) Currículo Profissional;
e) Carta de Intenção – A carta de Intenção consiste em uma breve dissertação que visa explicar os objetivos e que o candidato almeja atingir uma vez que conclua o mestrado. Uma análise desse documento busca o sentido dos aspectos subjetivos das intenções pessoais e profissionais dos futuros mestres.

Envio da Documentação e Aprovação.

Após o pagamento da matrícula, o aluno tem até 5 dias para a entrega dos documentos e assim prosseguir com o curso. O Valor da matrícula não é reembolsável.

Após a entrega e aprovação da sua documentação, o aluno receberá, em até 7 dias úteis, os dados (login e senha) para acesso à plataforma de estudo.

Esses dados irão permitir que o aluno acesse o portal do aluno (Ambientação, Sala de aula, Fóruns e atividades). Nesse ambiente, está disponível o contato com a secretaria e com os professores.

O diploma do mestrado é emitido pela Word Christian University, pessoa jurídica de direito privado, com registros federais EIN 38-4120071, apresentação 7350 Futures Drive 18 – Orlando, FL, 32819, EUA. A WCU possui acreditação para operar nos Estados Unidos da América da Secretaria de Educação do Estado da Flórida. (https://web02.fldoe.org/CIE/Religious/ReligiousInstitutions.aspx).

Cada país tem suas próprias regras quando se trata de convalidação de diplomas, sendo de responsabilidade do estudante esta verificação junto aos órgãos competentes. Para o Brasil, o processo de reconhecimento de diplomas de mestrado está explicado, integralmente, no Portal Carolina Bori (http://carolinabori.mec.gov.br/).

As principais normas legais que tratam do processo de reconhecimento são: a) Resolução nº 3 do CNE de 22 de junho de 2016; b) Portaria Normativa no 022, MEC de 13 de dezembro de 2016. Os diplomas de mestrado expedidos por universidades estrangeiras só serão aceitos por universidades brasileiras (públicas ou privadas) que possuam os cursos de pós-graduação aprovados e reconhecidos na área de conhecimento e em nível equivalente ou superior.

A WCU possui em solo brasileiro a empresa Venkon_EDU como parceira para auxílio no processo de reconhecimento do título de mestrado emitidos pela WCU por universidades brasileiras. Desta forma, a Venkon disponibiliza aos seus alunos apoio institucional para o encaminhamento e acompanhamento dos processos de reconhecimento dos diplomas nas universidades brasileiras.

A Venkon compromete-se, por contrato, a devolver os recursos investidos, integralmente, pelos alunos no mestrado caso não haja sucesso no processo de reconhecimento do diploma dos alunos da WCU, por universidade brasileira, em um prazo de 18 (dezoito) meses, após a defesa da dissertação, aprovação e correspondente titulação do aluno, desde que o aluno proceda ao processo de reconhecimento de seu título por universidade brasileira indicada pela Venkon e siga as orientações relevantes, conforme a legislação brasileira. Importante: o custo do processo de reconhecimento junto à universidade brasileira já está incluso nas parcelas mensais de pagamento do curso, não havendo, portanto, nenhuma taxa extra para o serviço. Esta garantia não se aplica a alunos oriundos do programa de bolsas 100% (cem por cento). 

Matrícula: R$ 400,00

Valor do Mestrado:
À vista (boleto): R$ 23.700,00

Parcelado:
Cartão recorrente ou boleto:
30 x  R$ 890,00

​Taxa de Defesa: R$ 1.500

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