Administração de Micro e Pequenas Empresas

Carga Horária

60 horas

Ementa

O
empreendedorismo. A Atividade empreendedora e as micro e pequenas empresas.
Formas de entradas – Criar uma nova empresa. Entendendo o mundo das Micro e
Pequenas Empresas. Empresas familiares. Onde busco apoio – MEPs. Formas de
entradas – Fusões, Franquias e Terceirizações. Aspectos legais. Administrando
marketing e vendas. Administrando pessoas. Qualidade e produtividade.
Administrando finanças e riscos. Continuidade e crescimento. Inovação para
competir e crescer. Plano de negócios.

Objetivos

Ao
final do estudo, você será capaz de:

·        
Identificar fatores contextuais que influem um empreendedor a
criar novos empreendimentos; Analisar as oportunidades que um indivíduo
empreendedor possui com o mercado econômico; Evidenciar as vantagens, bem como
os benefícios de se construir uma microempresa.

·        
Definir processos que predominam a administração de riscos; 
Comparar situações e necessidades presentes que venham a contribuir no
desenvolvimento ou não da organização;  Aplicar noções de finanças.

·        
Interpretar os conceitos de marketing e o que eles englobam;
Denominar processos de marketing e de vendas que ocorrem dentro das
organizações; Identificar estratégias de marketing e de vendas.

·        
Conceituar a importância da administração de pessoas em uma
empresa; Identificar as principais características de uma administração de
pessoal eficaz; Demonstrar os segmentos da administração de pessoas.

·        
Listar o processo para a formalização de empresas; 
Identificar procedimentos que protegem os segredos comerciais de um
empreendimento;  Diferenciar os principais tipos de direitos de
propriedade intelectual: patentes; direitos autorais e direitos e registros de
design.

·        
Definir conceitos que compõe crescimento e continuidade;
Verificar situações que evidenciem as características da continuidade e de
crescimento; Identificar linhas de segmentos quanto à continuidade e o crescimento.

·        
Identificar as principais causas de conflito que afetam os
negócios nas empresas familiares; Indicar as principais características das
empresas familiares; Reconhecer a importância da gestão de pessoas nas empresas
familiares.

·        
Classificar os pequenos empreendimentos no contexto
brasileiro; Identificar as principais estratégias de venda adotadas pelas MPEs;
Explicar os principais diferenciais que as pessoas devem ter para serem
engajadas nas empresas.

·        
Explicar o que é preciso na hora de abrir uma empresa;
Identificar os estágios chave do processo de criação de um novo empreendimento;
Descrever as estratégias de expansão do negócio.

·        
Identificar os principais desafios da liderança em meio a um
processo de fusão; Listar as principais vantagens e desafios do sistema de
franquias; Relacionar a terceirização com as estratégias da empresa.

·        
Conceituar a importância da competitividade e da inovação
para o crescimento da empresa;  Identificar as principais características
quanto à competitividade no meio organizacional;  Demonstrar os segmentos
de inovação e de competição.

·        
Identificar as características do perfil empreendedor;
Analisar as oportunidades que um indivíduo empreendedor possui com o mercado
econômico; Comparar as atitudes empreendedoras versus as não empreendedoras.

·        
Identificar os tipos de linhas de crédito disponíveis;
Comparar as diferentes formas de financiamento utilizadas pelas Micro e
Pequenas Empresas (MPEs); Discutir sobre os subsídios para a pesquisa
relacionada à inovação em Micro e Pequenas Empresas.

·        
Definir aspectos da qualidade no ambiente corporativo;
Identificar características presentes no meio organizacional quanto à qualidade
e à produtividade; Verificar aspectos do meio que influenciem positiva ou
negativamente quanto ao resultado final de qualidade e de produtividade.

·        
Reconhecer o que é plano de negócios;  Definir a
importância do plano de negócios para a organização;  Explicar os passos
para a construção do plano de negócios.

·        
Identificar a utilização do plano de negócios no dia a dia da
empresa; Demonstrar a importância do plano de negócios para a organização;
Justificar os benefícios do uso do plano de negócios.

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