Empreendedorismo

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Carga Horária

60 horas

Ementa

O
empreendedorismo e a mentalidade empreendedora. O perfil do empreendedor:
histórico e características. Criatividade e a ideia da empresa.
Empreendedorismo corporativo. Estratégia Empreendedora: geração e exploração de
novas entradas. A proteção da ideia e outras questões legais para o
empreendedor. Planejamento estratégico. Fontes de capital. Capital de risco
informal, capital de risco formal e abertura de capital. Acessando recursos
para o crescimento em fontes externas. Estratégias de crescimento e
gerenciamento das implicações do crescimento. Identificação e análise de
oportunidades nacionais e internacionais. Plano organizacional. Plano de
marketing. Plano financeiro. Indicadores de desempenho do negócio. Planejamento
de sucessão e estratégias para colher resultados e encerrar as atividades do
empreendimento.

Objetivos

Ao
final do estudo, você será capaz de:

·        
Identificar o conceito de empreendedorismo; Explicar o
processo de ação empreendedora; Definir os estágios de uma ação empreendedora.

·        
Definir as principais características do empreendedor;
Reconhecer os sistemas de apoio para o empreendedor; Identificar o conceito de
empreendedorismo sustentável.

·        
Identificar as diversas fontes de ideias para novos
empreendimentos;    Caracterizar o conceito de tendência;
Descobrir os métodos disponíveis para a geração de novas ideias de
empreendimentos.    

·        
Identificar o conceito de empreendedorismo corporativo; Diferenciar
as empresas administradas de modo tradicional daquelas administradas de modo
empreendedor; Analisar os desafios vividos pelas empresas no estabelecimento de
uma cultura empreendedora.

·        
Entender que a ação básica do empreendedorismo abrange uma nova
entrada; Identificar como os recursos estão envolvidos na geração de
oportunidades; Analisar como uma empresa pode criar um pacote de recursos
valioso, raro e inimitável.

·        
Reconhecer o conceito de propriedade intelectual; Identificar
quais são as questões legais no estabelecimento de uma organização;
 Explicar as diversas formas de proteção da propriedade intelectual de um
empreendimento.    

·        
Avaliar como o Planejamento Estratégico se relaciona com o
empreendedorismo; Distinguir as dimensões estratégicas, táticas e operacionais
do Planejamento Estratégico; Reconhecer como os objetivos estratégicos são
desdobrados em projetos.

·        
Reconhecer o papel dos financiamentos para o empreendedor;
Definir os conceitos de financiamento por endividamento e financiamento por
capital próprio; Identificar os tipos de recursos internos e externos.

·        
Identificar a importância do financiamento para a alavancagem
dos negócios; Explicar os estágios básicos do financiamento de empreendimentos;
Perceber a natureza do setor de capital de risco informal e formal.

·        
Reconhecer as principais estratégias de crescimento com base
em recursos de fontes externas ao negócio; Explicar como joint ventures ajudam
um empreendedor a expandir sua empresa;  Listar os prós e os contras do
uso de aquisições, fusões e franquias para expandir uma empresa.

·        
Identificar e explicar os diferentes tipos de estratégias de
crescimento que uma empresa pode adotar; Reconhecer as vantagens do crescimento
para um empreendimento; Analisar os desafios de gestão do crescimento de um
empreendimento. 

·        
Perceber os aspectos e a importância de identificar boas
oportunidades nacionais ou internacionais;   Reconhecer a
importância do plano de avaliação de oportunidades; Desenvolver um plano de
avaliação de oportunidades.

·        
Reconhecer a importância da equipe administrativa no
lançamento de um novo empreendimento; Identificar a importância da cultura
organizacional para o empreendimento;  Explicar a importância da
organização formal e informal de uma empresa. 

·        
Identificar a relevância da análise do setor e da
concorrência para o processo de planejamento de
mercado;   Perceber a diferença entre plano de negócio e plano
de marketing;   Reconhecer as etapas da preparação do plano de
marketing.

·        
Reconhecer a importância do planejamento financeiro para a
sobrevivência dos negócios; Identificar o papel dos orçamentos na preparação de
demonstrativos pro forma; Construir o fluxo de caixa; rendimento; balanço
patrimonial e demonstrativos de origens e aplicações de recursos pro forma para
o primeiro ano de operação.

·        
Reconhecer o papel dos Indicadores de Desempenho na Gestão
dos Negócios; Identificar como os Indicadores de Desempenho são utilizados para
aprimorar a gestão;  Avaliar quais Indicadores de Desempenho são
aplicáveis ao seu negócio.

·        
Reconhecer o planejamento necessário para possibilitar a
sucessão eficaz e eficiente da propriedade ou liderança de um negócio;
Identificar as principais opções de saída de um negócio; Indicar quais são os
sinais de alerta de falência.

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