Mestrado em Educação

Associated Courses

Instruções Gerais

A WCU é uma instituição de ensino superior credenciada, nos EUA, a oferecer cursos distribuídos em programas de extensão, graduação, especialização, mestrado e doutorado. Estes programas reconhecidos, globalmente, estão beneficiando estudantes de muitos países.

Com metodologia de ensino a distância, o Mestrado em Administração de Empresas foi concebido para o desenvolvimento de competências para o ensino, pesquisa e ação executiva em organizações globais.

O mestrado tem a duração de dois anos com a carga horária de 1.260 horas.

A equipe acadêmica do Mestrado em Administração de Empresas é composta por professores doutores com significativa produção na área e provenientes de diversas instituições de ensino, públicas e privadas do Brasil.

Metodologia de Ensino

Durante os estudos, o aluno contará com vídeo aulas, livros digitais, biblioteca virtual, vídeo
conferências ao vivo com os doutores do programa, bem como fóruns de dúvidas e
avaliação do aprendizado. Todos os eventos do curso são à distância, inclusive orientações
para a construção da dissertação e defesa do trabalho em banca.
O aluno ainda conta com acesso à plataforma de pesquisa Web of Science. Na Web of
Science o processo de seleção meticuloso de revistas científicas indexadas permite que o
aluno obtenha a informação mais confiável, integrada e multidisciplinar da comunidade de
pesquisa mundial para completar seu cenário geral de pesquisa. E tudo isso está
relacionado com vocabulário padrão, conteúdo vinculado e métricas de citação para várias
fontes. A Coleção Principal da Web of Science é composta por 100 anos de pesquisa valiosa,
totalmente indexada e pesquisada, com ferramentas integradas na Web of Science que o
ajudam a rastrear pesquisas e citações ao longo do tempo, e inclui: Science Citation Index
Expanded (SCIE); Social Sciences Citation Index (SSCI); e Arts & Humanities Citation Index
(AHCI).

Ementas

Ementas das Disciplinas

O conteúdo das disciplinas segue o estado da arte da área de conhecimento, tendo como
base um livro texto e demais abordagens apresentadas pelos professores, priorizando a
formação do grupo e as temáticas de investigação.

 

Métodos e Técnicas de Pesquisa

O senso comum e a ciência. Definições de ciência. Os tipos de conhecimento. Evolução da
ciência no tempo. Pesquisa. Metodologia da Pesquisa. Métodos e técnicas de pesquisa.
Elaboração de artigos científicos. Metodologia do texto. Fichamento. Da ideia ao projeto de
pesquisa. Estudo de caso. Relato de experiência. Estrutura do projeto. Revisão de literatura
e estado da arte. Normas técnicas.

 

Fundamentos Gerais da Educação:

A disciplina visa o estudo dos conceitos estruturadores da educação sob o enfoque
sociológico, filosófico, histórico e psicológico, relacionados às tendências pedagógicas. O
papel da escola nas formações sociais e suas dimensões político-pedagógicas como direito
social. O fenômeno educativo e suas dimensões teóricas e prático.

 

Teorias da Aprendizagem:

História da Psicologia Cognitiva. Construtivismo. Teoria Histórico-Cultural. Aprendizagem
Significativa. Teoria dos Campos Conceituais. Teoria da Formação por Etapas das Ações
Mentais. Representações Mentais.

 

Psicologia da Educação:

A psicologia como ferramenta para a educação. A influência do meio social e as tecnologias,
e a influência da família (ou falta dela) no desenvolvimento da criança. O desenvolvimento
cognitivo desde a primeira infância e a escola como espaço educativo e formativo. A
influência do adulto na tarefa educativa. A dimensão “psi” e o fracasso escolar. A questão da
violência, da diferença e do campo transferencial na relação social. O campo da ética e o malestar
na educação.

 

Avaliação da Educação e da aprendizagem:

A avaliação frente ao respeito étnico, cultural, filosófico e político; avaliação institucional e
planejamento; as políticas públicas de avaliação; SAEB – histórico, objetivo, reflexão crítica;
avaliação e abordagem na proposta pedagógica; avaliação da aprendizagem: conceito,
objetivos, formas e apresentação de resultados.

 

Escola e Sociedade:

Conceituação de sociedade e de comunidade; homem e vida coletiva; a escola como espaço
de viver junto e aprender junto; comunidade, escola e papel do entorno; a violência contra
a escola e no seu interior.

 

Sociologia da Educação:

Sociologia e educação; Sociologia da educação no Brasil; Educação e família; infância e
juventude; Escola; Estratificação social; Movimentos sociais; Estado; Profissão docente.

 

Currículo Estruturado:

Implementação de programas pedagógicos – função social da escola. A escola, locus de
produção, transmissão, assimilação do conhecimento científico. Determinação histórica,
cultural, epistemológica, social e ideológica do currículo. Paradigmas técnico, prático e crítico
e suas implicações para o processo de desenvolvimento curricular. O Projeto Pedagógico.
Parâmetros Curriculares Nacionais. Adaptações curriculares. Estratégias para a educação de
alunos com necessidades educacionais especiais.

 

Projeto de Pesquisa:

Concepção da pesquisa científica. Tipologia da pesquisa. Elaboração de projetos de pesquisa.

 

Seminário de Pesquisa

Desenvolvimento de uma dissertação de mestrado.

Matriz Curricular

Matriz Curricular

O Mestrado em Educação é composto dos seguintes módulos e disciplinas:
Primeiro semestre
Disciplina Carga Horária

Disciplina Carga Horária
Métodos e Técnicas de Pesquisa 480 h
Fundamentos Gerais da Educação 60 h
Teorias da Aprendizagem 60 h
Psicologia da Educação 60 h
Avaliação da Educação e da aprendizagem 60 h
Escola e Sociedade 45 h
Sociologia da Educação 45 h
Currículo Estruturado: Implementação de programas pedagógico 45 h
Gestão estratégica em Saúde 45 h
Projeto de Pesquisa 60 h
Seminário de Pesquisa 180 h
Total  1140 h

Orientações e Defesa da Dissertação:

O aluno terá orientação de um professor doutor durante o projeto, a pesquisa e a redação

da dissertação.
O aluno submeterá sua dissertação para a qualificação, sendo aprovada será agendada
defesa que será on-line para uma banca de doutores.

Matricula

Processo Seletivo

A seleção dos alunos é realizada seguindo critérios rigorosos de admissão, avaliados com base em análise do perfil do candidato por meio de verificação de currículo. Nosso objetivo é criar grupos com elevado potencial de desenvolvimento e formar verdadeiros líderes do futuro.
Os candidatos às vagas de mestrado serão avaliados através da análise do seu currículo profissional, carta de intenção (objetivos) em relação ao mestrado e documentação.
Segue a relação de documentos:
a) Diploma da graduação (frente e verso);
b) RG e CPF (frente e verso);
c) Comprovante de residência;
d) Currículo Profissional; e
e) Carta de Intenção:
A carta de Intenção consiste em uma dissertação explicativa que visa explanar os objetivos e metas que o candidato almeja atingir uma vez que conclua o mestrado. A análise desse documento busca entender os aspectos subjetivos das intenções pessoais e profissionais dos futuros mestres. O modelo da carta segue em anexo. O documento pode ser digitado ou preenchido a mão, mas deverá, obrigatoriamente, conter assinatura manuscrita. O arquivo deverá ser enviado em formato pdf.

Processo de Matrícula

Após a entrega dos documentos e a escolha da forma de pagamento, em até 5 dias úteis, o aluno receberá, caso aprovado, o Link Web para efetuação do pagamento da matrícula.
Após o primeiro pagamento constar em nossa plataforma, e só após esse momento, os dados login e senha para acesso serão enviados ao aluno no prazo de até 7 dias úteis.
Esses dados irão permitir que o aluno acesse o portal do aluno (Ambientação, Sala de aula, Fóruns e atividades). Nesse ambiente, estarão disponíveis o contato com a secretaria e com os professores.

Certificação

Cada país tem suas próprias regras quando se trata de convalidação de diplomas, sendo de responsabilidade do estudante esta verificação junto aos órgãos competentes.
Para o Brasil, o processo de reconhecimento de diplomas de mestrado está explicado, integralmente, no portal Carolina Bori (http://carolinabori.mec.gov.br/).
As principais normas legais que tratam do processo de reconhecimento são:
a) Resolução nº 3 do CNE de 22 de junho de 2016; e
b) Portaria Normativa no 022, MEC de 13 de dezembro de 2016.
Os diplomas de mestrado expedidos por universidades estrangeiras só poderão ser reconhecidos por universidades brasileiras (públicas ou privadas) que possuam cursos de pós-graduação reconhecidos e avaliados na mesma área de conhecimento e em nível equivalente ou superior.

A WCU possui em solo brasileiro a empresa Venkon (www.venkon-edu.com.br) como parceira para auxílio no processo de reconhecimento do título de mestrado emitidos pela WCU por universidades brasileiras. Desta forma, a Venkon disponibiliza aos seus alunos apoio institucional para o encaminhamento e acompanhamento dos processos de reconhecimento dos diplomas nas universidades brasileiras.
A Venkon compromete-se, por contrato, a devolver os recursos investidos, integralmente, pelos alunos no mestrado caso não haja sucesso no processo de reconhecimento do diploma dos alunos da WCU, por universidade brasileira, em um prazo de 18 (dezoito) meses, após a defesa da dissertação, aprovação e correspondente titulação do aluno, desde que o aluno proceda o processo de reconhecimento de seu título por universidade brasileira indicada pela Venkon e siga as orientações pertinentes, conforme a legislação brasileira.

Investimento

A vista(boleto):R$29.700

A prazo: Cartão de crédito, Cartão
recorrente ou boleto :

  •  30 x R$785,00