Mestrado em Negócios Internacionais

MESTRADO EM NEGÓCIOS INTERNACIONAIS

R$400,00

18x de R$22,22

Geral

INSTRUÇÕES GERAIS

O Programa Língua Portuguesa é um conjunto de mestrados totalmente online (aulas, conteúdos didáticos, orientação e dissertação na língua portuguesa) que tem como principal objetivo fornecer cursos de alta qualidade para pessoas com fluência na língua de Camões.

Nós acreditamos que, com muita paixão pela educação, tecnologia de ponta e uma equipe muito focada, nossa universidade pode tornar nosso portfólio premium de cursos financeiramente acessível para a maior parte dos estudantes candidatos.

Estamos à procura de talentos. Este programa da World Christian University (WCU) está em constante busca para proporcionar ao máximo de pessoas acesso a conhecimento de alto nível. Nós temos um time extremamente dedicado a pesquisar diferentes tipos de mercado para criar programas inovadores e autossustentáveis ao redor do mundo.

Metodologia de Ensino e Avaliação

Durante os estudos, o aluno contará com vídeo aulas, livros digitais, biblioteca virtual, bem como fóruns de dúvidas e avaliação do aprendizado. Todos os eventos do curso são a distância, na língua portuguesa, inclusive orientações para a construção da dissertação e defesa do trabalho em banca.

Metodologia de Ensino

Durante os estudos, o aluno contará com vídeo aulas, livros digitais, biblioteca virtual, vídeo conferências ao vivo com os doutores do programa, bem como fóruns de dúvidas e avaliação do aprendizado. Todos os eventos do curso são a distância, na língua portuguesa, inclusive orientações para a construção da dissertação e defesa do trabalho em banca.
O aluno ainda conta com acesso à plataforma de pesquisa Web of Science. Na Web of Science o processo de seleção meticuloso de revistas científicas indexadas permite que o aluno obtenha a informação mais confiável, integrada e multidisciplinar da comunidade de pesquisa mundial para completar seu cenário geral de pesquisa. E tudo isso está relacionado com vocabulário padrão, conteúdo vinculado e métricas de citação para várias fontes. A Coleção Principal da Web of Science é composta por 100 anos de pesquisa valiosa, totalmente indexada e pesquisada, com ferramentas integradas na Web of Science que o ajudam a rastrear pesquisas e citações ao longo do tempo, e inclui: Science Citation Index Expanded (SCIE); Social Sciences Citation Index (SSCI); e Arts & Humanities Citation Index (AHCI).

Matriz Curricular

  1. Matriz Curricular

O Mestrado em Negócios Internacionais é composto dos seguintes módulos e disciplinas:

Disciplina Carga Horária
Geopolítica e Complexidade na América Latina e Caribe 80 h
Sistema de Comércio Exterior no Brasil 80 h
Operações de Comércio Exterior 80 h
Sistema Tributário Nacional e a Tributação do Comércio Exterior 80 h
Processos de Importação e Exportação 80 h
Contratos internacionais 80 h
Marketing Global 80 h
Internacionalização Corporativa e Negociação Internacional 80 h
Estratégias Internacionais na Europa e EUA 80 h
Estratégias Internacionais na África e Oriente Médio 80 h
Estratégias Internacionais na Ásia 80 h
Estratégias Internacionais na América Latina e Caribe 80 h
Projeto de Pesquisa 80 h
Seminário de Pesquisa 240 h
Total 1.280 h

Orientações e Defesa da Dissertação:

O aluno terá orientação de um professor doutor durante o projeto, a pesquisa e a redação da dissertação.

O aluno submeterá sua dissertação para a qualificação, sendo aprovada será agendada defesa que será on-line para uma banca de doutores.

Ementas

  1. Ementas das Disciplinas

O conteúdo das disciplinas segue o estado da arte da área de conhecimento, tendo como base um livro texto e demais abordagens apresentadas pelos professores, priorizando a formação do grupo e as temáticas de investigação.

Geopolítica e Complexidade na América Latina e Caribe

  • Geopolítica: definição e evolução conceitual: Teoria da Complexidade; Sistemas caóticos dissipativos.
  • Complex adaptive systems.
  • O mapa geopolítico e os mercados econômicos na América Latina e Caribe.
  • Linhas de falhas e interdependência econômica.
  • Incertezas, turbulências e vulnerabilidades empresariais.
  • Complexidade e a gramática política América Latina e Caribe.
  • Responsabilidade Global e Social na América Latina e Caribe.

 

Sistema de Comércio Exterior no Brasil

  • Considerações Gerais do Comércio Internacional/Comércio Exterior.
  • Estrutura e funcionamento do Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX).
  • Atribuições da Câmara de Comércio Exterior (CAMEX). Competências, atribuições e responsabilidades da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX).
  • Atribuições, competência e funcionamento da Receita Federal do Brasil (SRFB).
  • Sistema Financeiro Nacional e Banco Central do Brasil (BACEN).
  • Atribuições do Ministério das Relações Exteriores (MRE).
  • Considerações gerais da livre concorrência.
  • Práticas Desleais de Comércio / Medidas de Defesa Comercial.
  • Dumping e Medidas Antidumping.
  • Subsídios.
  • Medidas Compensatórias.
  • Medidas de Salvaguarda.

 

Operações de Comércio Exterior

  • Intervenientes.
  • Sanções administrativas.
  • Considerações gerais sobre: Contrabando, Descaminho e Princípio da Insignificância.
  • Aspectos Penais e a representação fiscal.
  • Procedimentos Especiais de Controle Aduaneiro.
  • Destinação de Mercadorias.
  • SISCOSERV.
  • Disposições Constitucionais Relativas à Administração e Controle sobre o comércio exterior.

 

Sistema Tributário Nacional e a Tributação do Comércio Exterior

  • Teoria Constitucional do Sistema Tributário Nacional.
  • Imposto de Exportação, Imposto sobre Produtos Industrializados.
  • PIS/PASEP–Importação e COFINS-Importação.
  • ICMS.
  • CIDE-Combustíveis.
  • Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante.
  • Taxa de Utilização do Mercante e Incentivos Fiscais à Exportação.

 

Processos de Importação e Exportação

  • Marco regulatório da administração aduaneira. Regras de competência aduaneira.
  • Território aduaneiro, zona primária e zona secundária aduaneira.
  • Controle Aduaneiro.
  • Revisão Aduaneira.
  • Serviços Aduaneiros.
  • Considerações gerais dos regimes aduaneiros.
  • Trânsito Aduaneiro.
  • Espécies de Admissão Temporária.
  • Admissão temporária para aperfeiçoamento ativo.
  • Drawback.
  • Procedimentos Gerais de Importação e Exportação.
  • Casos Especiais.
  • Entreposto Aduaneiro.
  • RECOF.
  • Exportação Temporária.
  • Loja Franca.
  • Depósito Especial.
  • Depósito Afiançado.
  • Depósito Alfandegado
  • Certificado (DAC).
  • Depósito Franco.
  • Repetro.
  • Repex.
  • Reporto.
  • Recom.
  • Áreas Especiais e regimes aduaneiro.
  • Abandono, extravio e avaria de mercadoria.
  • Perdimento.
  • Penalidades.

 

Contratos internacionais

  • A lex mercatoria e os usos e costumes do comércio internacional.
  • A nova lex mercatoria e os usos e costumes do comércio internacional, a partir do século XX.
  • Arbitragem comercial internacional.
  • A arbitragem comercial como instrumento de adequação de práticas desleais de comércio.
  • Contratos internacionais: princípios.
  • A convenção de Viena de 1980 e os contratos internacionais de compra e venda de mercadorias.
  • Contratos internacionais em espécie: os contratos de compra e venda; contratos de propriedade intelectual e industrial; pagamentos e garantias nos contratos internacionais.
  • As técnicas de negociação de cláusulas e contratos internacionais.

 

Marketing Global

  • Multiculturalismo.
  • Convergência/divergência dos consumidores.
  • Mercados Globais: consumidores, empresas, governos e outros.
  • Estratégias de entrada em mercados globais.
  • Estratégias de produto global e por países.
  • Marcas e posicionamento.
  • Proteção intelectual.
  • Análise de preços em mercados globais.
  • Canais de distribuição e logística internacional.
  • Publicidade e Promoção Internacional.
  • Planos de Marketing Global.
  • Ferramentas tecnológicas.

 

Internacionalização Corporativa e Negociação Internacional

  • Estrutura Financeira.
  • Habilidades de Gestão de Desenvolvimento.
  • Liderança de equipes multiculturais.
  • Inteligência Competitiva Internacional.
  • Alianças estratégicas transnacionais.
  • Protocolo Internacional.
  • Plano de Negócios Internacionais.

 

Estratégias Internacionais na Europa e EUA

  • Integração europeia
  • Regime Jurídico da União Europeia.
  • Mercado Único da UE e da União Monetária.
  • A integração regional, as áreas de livre comércio e blocos comerciais (UE, NAFTA, EFTA, CEFTA e outros).
  • Fluxos de investimento.
  • As relações comerciais com os EUA.
  • As relações comerciais com a Rússia.
  • Geopolítica e implicações comerciais.
  • Relações especiais (Suíça, Noruega e outros).

 

 

Estratégias Internacionais na África e Oriente Médio

  • Visão Geopolítica, Econômica e Social.
  • Integração Regional (AU, AL).
  • Acordos bilaterais.
  • Diversidade cultural e religiosa.
  • Oportunidades de investimento na agricultura, infraestrutura e serviços ao consumidor.
  • Responsabilidade social e preservação ambiental.

 

Estratégias Internacionais na Ásia

  • Panorâmica geográfica, econômica e social.
  • Análise das grandes potências asiáticas (China, Índia, Japão e Coreia).
  • Países consolidados e emergentes.
  • Integração regional (ASEAN, ASEAN+3, SAARC, PIF, EAEC e outros).
  • Acordos bilaterais.
  • Importância dos fatores culturais na Ásia.
  • Estrutura de mercado.
  • Aspectos regulatórios.

 

Estratégias Internacionais na América Latina e Caribe

  • Panorâmica geográfica, econômica e social.
  • Integração regional (CARICOM, SICA, UNASUR).
  • Análise das principais economias: México e Brasil.
  • Fluxos de comércio e investimento.
  • Acordos de reciprocidade.
  • Acordos de desenvolvimento.
  • Indicadores de negócio por setor e país.
  • Fluxos de investimento.

 

Projeto de Pesquisa

Desenvolvimento de um projeto de pesquisa segundo as técnicas e métodos de pesquisa em uma área de concentração do mestrado.

 

Seminário de Pesquisa

Desenvolvimento de uma dissertação de mestrado.

Matricula

Processo Seletivo

A seleção dos alunos é realizada seguindo critérios rigorosos de admissão, avaliados com base em análise do perfil do candidato por meio de verificação de currículo. Nosso objetivo é criar grupos com elevado potencial de desenvolvimento e formar verdadeiros líderes do futuro.
Os candidatos às vagas de mestrado serão avaliados através da análise do seu currículo profissional, carta de intenção (objetivos) em relação ao mestrado e documentação.
Segue a relação de documentos:
a) Diploma da graduação (frente e verso);
b) RG e CPF (frente e verso);
c) Comprovante de residência;
d) Currículo Profissional; e
e) Carta de Intenção:
A carta de Intenção consiste em uma dissertação explicativa que visa explanar os objetivos e metas que o candidato almeja atingir uma vez que conclua o mestrado. A análise desse documento busca entender os aspectos subjetivos das intenções pessoais e profissionais dos futuros mestres. O modelo da carta segue em anexo. O documento pode ser digitado ou preenchido a mão, mas deverá, obrigatoriamente, conter assinatura manuscrita. O arquivo deverá ser enviado em formato pdf.

Processo de Matrícula

Após a entrega dos documentos e a escolha da forma de pagamento, em até 5 dias úteis, o aluno receberá, caso aprovado, o Link Web para efetuação do pagamento da matrícula.
Após o primeiro pagamento constar em nossa plataforma, e só após esse momento, os dados login e senha para acesso serão enviados ao aluno no prazo de até 7 dias úteis.
Esses dados irão permitir que o aluno acesse o portal do aluno (Ambientação, Sala de aula, Fóruns e atividades). Nesse ambiente, estarão disponíveis o contato com a secretaria e com os professores.

Investimento

A vista(boleto):R$29.700

A prazo: Cartão de crédito, Cartão
recorrente ou boleto :

  •  30 x R$990,00
  • Oferta até 30 novembro: 30 x R$495,00