O Brasil poderá contar, a partir de 2021, com 7 cursos de mestrado na modalidade a distância. A projeção tem também o objetivo de ampliar esse número até o final do ano em várias áreas, como saúde, gestão e finanças.
Mestrados EAD vão descentralizar cursos
A modalidade a distância para mestrados e doutorados foi regulamentada pela Capes em dezembro de 2019 e, desde então, despertou atenção de estudantes, professores, acadêmicos e profissionais.
Uma das principais vantagens da nova oferta é a interiorização da pós-graduação no Brasil, o que tende a diminuir a necessidade de deslocamento, os custos e a permanência dos estudantes nos grades centros.
O alternativa é de grande interesse, especialmente para moradores do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país – de fato, os estados que mais pesquisam pelo termo “mestrado EAD” no Google são dessas regiões, segundo análise na plataforma Google Trends.
A Venkon-EDU também entende que os cursos de mestrado EAD ajudarão na formação continuada de professores, melhorando a qualidade do ensino básico no país.
A pós-graduação stricto sensu está em ascensão no Brasil – e deve continuar assim com o acréscimo dos cursos EAD. Entre 2008 e 2018, a expansão foi de 73%, chegando a 2.378 cursos de doutorado e 3.514 de mestrado.
Veja agora mesmo a lista de mestrados disponíveis com pré-matrícula aberta em nosso site.